A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) cancelou o concurso nacional (CAN) que estava previsto para ocorrer junto com o concurso internacional em agosto, último CDI válido como seletiva no Brasil para formação da equipe de adestramento para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em nota, a entidade justificou que a medida visa a priorizar o bom andamento das provas do CDI 3*. A entidade também reiterou que o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos será em setembro junto com demais séries e categorias; e não mais em dezembro.
Adestramento Brasil fortalece a comunidade hípica com jornalismo independente, sério e de qualidade. Ao levarmos até você, leitor, informações relevantes e bem apuradas, contribuímos para a transparência no esporte.
Colabore para a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Peça o mídia kit e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro!
O CDI será realizado de 17 a 20 de agosto, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. Concomitantemente, ocorrerá um concurso de paradressage internacional (CPEDI 3*), que seria realizado de 30/06 a 2/7, mas foi postergado para o mês seguinte. Os programas ainda não foram divulgados pela Federação Equestre Internacional (confira aqui quando sair).
O comunicado da CBH salienta que o CDI de agosto será o último evento qualificatório para os conjuntos que buscam vaga no Brasil para a equipe que representará o País nos Jogos Pan-Americanos de 2023. E reitera que, de 7 a 10 de setembro, em São Paulo, haverá o Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento para todas as categorias, inclusive cavalos novos, bem como um CDI 3*.
O quarto e penúltimo CDI ocorre de 30/6 a 2/7 na Sociedade Hípica Paulista.
>>> Comunicado da CBH sobre CAN / CDI de agosto
Cavalos Novos
A realização das provas de cavalos novos em setembro, junto com as demais série e categorias, havia sido apontada no comunicado sobre as reprises que serão solicitadas no CBA, Taça Brasil e CDI.
Em 3 de fevereiro deste ano, a CBH emitiu um comunicado (confira aqui o documento que foi retirado do ar do site da CBH) informando que o Campeonato Brasileiro de Adestramento 2023 das categorias cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos aconteceria entre 7 e 10 de dezembro na Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu/São Paulo, inclusive, contando com premiação em espécie no valor total de R$ 20 mil.
A CBH havia informado ainda que para o CBA de cavalos novos seria necessária uma qualificação prévia, por meio de resultados obtidos em concursos nacionais no ano de 2023 (releia a matéria). Com a mudança, os conjuntos não mais precisam se classificar disputando CANs, segundo apurou este noticiário.
Acompanhe a disputa por vaga na equipe
Seguindo a tradição de outras seletivas, este noticiário reúne em um documento os porcentuais finais alcançados pelos conjuntos, seguindo as regras apontadas pela CBH, cujo processo observatório começou em março. Para a seleção dos seis conjuntos, a CBH disse que vai observar os seis critérios abaixo:
- Os resultados;
- A qualidade técnica apresentada pelo conjunto;
- A condição física do cavalo e cavaleiro;
- A postura do cavaleiro perante o processo observatório e seletivo;
- A avaliação clínica por parte do veterinário da equipe de adestramento da CBH;
- O histórico do conjunto.
Os conjuntos observados terão os três melhores resultados computados da seguinte forma:
- Big tour: Resultado do GP, quando não houver GP especial (CDI 2*) ou quando a outra prova for GP freestyle;
- Big tour: Média dos resultados do GP e GPS;
- Small tour: Média dos resultados da prêmio São Jorge e intermediária 1.
É nisso que se baseia a tabela extraoficial de Adestramento Brasil (confira aqui) que aponta como está a disputa. São três abas: na primeira, encontram-se todos os resultados; na segunda, os três melhores, segundo a regra acima; e na terceira, links para regras e documentos.


Uma resposta para “CBH cancela CAN de agosto e reforça que CBA de cavalos novos será em setembro”