Copa do Mundo da FEI: Charlotte Fry desbanca Isabell Werth e vence GP com Everdale

A expectativa estava (ou está ainda) em cima de Isabell Werth que, em Riad, na Arábia Saudita, busca seu sexto título da Copa do Mundo da Federação Equestre Internacional. Mas foi Charlotte Fry, da Grã-Bretanha, que garantiu a vitória no grande prêmio que marcou o início da final da World Cup, montando o garanhão Everdale de 15 anos, sua montaria nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


Fry foi a primeira escolha de todos os sete juízes ao marcar 75,388% para colocar o sueco Patrik Kittel em segundo lugar com Touchdown, com 73,292%, enquanto a dinamarquesa Nanna Skodborg Merrald, montando Blue Hors Don Olymbrio, ficou em terceiro com 72,904%. Kittel assinalou à FEI que Touchdown estava bastante assustado nos treinos, nos últimos dias, porque eles ainda estavam construindo na arena, mas no GP se saiu muito bem, estava muito calmo e fez um teste “super legal, então eu estou simplesmente feliz. Ele estava bastante livre de erros”.

Nanna Skodborg Merrald, membro da histórica equipe dinamarquesa que conquistou o título mundial de equipes em 2022 e que terminou em segundo lugar na final da Copa do Mundo do ano passado em Omaha, EUA, disse à FEI que Blue Hors Don Olymbrio estava cheio de si na arena hoje, um pouco animado e olhando um pouco aqui e ali, o que ela não esperava, porque, normalmente, ele nunca olha em volta.

A surpresa do dia foi o quarto lugar da alemã Isabell Werth, cuja reprise com a DSP Quantaz foi prejudicada por erros dispendiosos, conforme apontou press release da FEI. Isso colocou a que estava como favorita com 72.236%. O quinto lugar foi para seu jovem compatriota Raphael Netz montando Great Escape Camelot, enquanto o terceiro candidato alemão, Matthias Alexander Rath, ficou em sexto com Destacado FRH.

A final foi boicotada por diversos meios de comunicação que decidiram não ir, alegando, entre outros fatores, todos os casos de doping que a Arábia Saudita tem, o desrespeito aos Direitos Humanos, com ênfase às mulheres e à comunidade LGBTQIA+.

Assista neste link as provas desta quarta (17/04) | Confira os resultados.

A disputa
O sueco Patrik Kittel ficou na frente do resto até que, faltando apenas três para o fim, Fry entrou em pista com Everdale. A estrela britânica disse que o garanhão também estava um pouco entusiasmado esta tarde. “Ele adora arenas como essa e, às vezes, mal consegue conter sua empolgação, mas quase conseguiu hoje!”, assinalou Fry.

O resultado do GP Prêmio estava longe de ser decidido até que Werth e DSP Quantaz tiveram sua vez e, penúltimos a entrarem, o teste parecia muito promissor até que tudo desmoronou nas mudanças de dois tempos, antes que mais erros também surgissem, conforme relatou a FEI para imprensa. Para descrença dos bastidores, o placar mostrou 72,236% para colocá-los em quarto lugar entre Skodborg Merrald e Netz.

Da lista inicial de 17 da prova de GP desta quarta, um total de 15 se qualificaram para o GP freestyle de sexta-feira (19/04), que decidirá o destino do título da FEI Dressage World Cup™ 2024.

Alisa Glinka e Abercrombie, da Moldávia, não foram qualificados, depois de marcar 62,873% no grande prêmio, enquanto Thamar Zweistra, da Holanda, e Ice Weiss da Hexagon foram eliminados pela regra de sangue.

Júri de Campo:

Hans Christian Matthiesen (Dinamarca), presidente — FEI L4/5*
Janet Lee Foy (Estados Unidos) — FEI L4/5*
Peter Storr (Grã-Bretanha) — FEI L4/5*
Elke Ebert (Alemanha) — FEI L4/5*
Thomas Lang (Áustria) — FEI L4/5*
Susan Hoevenaars (EUA) — FEI L4/5*
Maria Collander (Finlândia) — FEI L4/5*
Eva-Maria Vint-Warmington (Estônia) — FEI L3/4*

Painel de Supervisão dos Juízes: Mary Seefried (EUA) e Liselotte Fore (EUA)

Formato da competição:
A prova de grande prêmio será disputada na quarta-feira, 17 de abril, às 13h15 no horário local (7h15, no horário de Brasília) e o GP freestyle será na sexta-feira, 19 de abril, às 17h15, horário local e 11h15 no horário de Brasília. Competem no GPF todas as combinações atleta/cavalo que completaram o FEI GP com uma pontuação de pelo menos 65%.

Com informações de press release da FEI. Foto: FEI

Confira:

Uma resposta para “Copa do Mundo da FEI: Charlotte Fry desbanca Isabell Werth e vence GP com Everdale”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.