Amadores lotam a Copa CHSA na 4ª etapa do ranking

A quantidade de conjuntos amadores, principalmente crianças e adolescentes, marcou a quarta etapa da Copa CHSA, realizada domingo 20 de agosto. Com provas ocorrendo em duas pistas simultaneamente, os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a reprises de atletas que já representaram o Brasil internacionalmente, como Giovana Pass, que disputou Rio 2016, e Sarah Waddell, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Em entrevista em vídeo, a diretora de adestramento do CHSA, Luciana Simões Marques Ferrara, destacou a quantidade de inscritos — pouco mais de 70 conjuntos — e disse que o grande número de amadores é reflexo do trabalho que vem sendo feito para ter mais gente competindo na base. Para a Copa, o clube criou uma reprise especial para a série estreante. “É para os iniciantes virem [competir]. Terem a experiência de estar em uma prova”, contou, lembrando que o adestramento é a base para qualquer modalidade.

Juíza da pista II, onde ocorreram as provas de preliminar, elementar e estreante, Natacha Waddell destacou a importância de se ter mais amadores para um dia ter mais cavaleiros top, mas ressaltou que é preciso melhorar o trabalho de base. “Vi muitos cavalos acima ou fora da mão e cavaleiros que não entram nos cantos”, disse, ao comentar as apresentações dos conjuntos de elementar e preliminar.

Para ela, os amadores precisam estudar a escala de treinamento, sistema alemão que serve tanto como guia para desenvolvimento de cavalo jovem quanto como instrumento de aprimoramento de cavalos nos mais altos níveis de competição. “Tem de trabalhar as costas do cavalo e para frente. Ninguém vai conseguir ter o cavalo na mão se ele não estiver andando. Cavalo que não anda não pode ser redondo. Ele tem de ter impulsão, porque só se recebe na mão o que se produz”, ressaltou. “Vi muita mão para pouca perna”, ressaltou.

Como dicas, a juíza sinalizou o foco no trabalho de base de ritmo, descontração e contato. “E tem de entrar nos contos, porque os cantos servem para reforçar a impulsão dos cavalos e fazer com que eles se engajem”, pontuou.

CHSA_carol
Ana Carolina Parreira com Catlander ficou em 3º na Iniciante com 61,458%

Já o juiz capitão Syllas Jadach Oliveira Lima orienta que os que estão começando a focar em apresentar uma boa equitação e não apenas em ganhar. “Muito positiva a participação das crianças e temos de incentivar cada vez mais. Elas têm de se preocupar não só com os resultados, mas com a postura e a equitação. Por isto é importante os juízes escrevem bem nas súmulas”, defendeu.

Leia cobertura sobre IV Copa CHSA:
Copa CHSA passa da metade; confira como está a disputa
Sarah Waddell prepara dois cavalos para disputar vaga para os Jogos Mundiais

A série estreante teve 13 inscritos, sendo uma na categoria infantil, três em amador e o resto em juvenil. Na série iniciante, foram oito conjuntos, sendo cinco amadores e três juvenis. Aos dez anos, Manoela Lima Manzione ganhou na categoria pônei escola, montando Brigadeiro, pelo Haras Jahú. Em entrevista em vídeo, ela contou que monta há cerca de dois anos e que gosta de adestramento porque a pista é difícil e se aprende bastante. Ela venceu com 79,737% e Gaetan Toque com Sapeca ficou em segundo com 75,263%.

Para os federados, a etapa também valeu como 12ª etapa do Campeonato Paulista de Adestramento (CPA), da Federação Paulista de Hipismo (FPH). A Copa CHSA tem sete etapas e ganha quem obtiver melhor pontuação em quatro provas. Passada da metade do ranking, os concorrentes podem conferir aqui os gráficos de evolução das notas elaborados por Adestramento Brasil.

Fotos: Thais Cerioni 

Anúncios

2 respostas para ‘Amadores lotam a Copa CHSA na 4ª etapa do ranking’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.