Chega de estresse: regras de ouro para pista de aquecimento

Quem nunca se sentiu confuso com cavalos passando em todas as direções na pista de aquecimento de prova? O site Adestramento Brasil reuniu alguns códigos de conduta que devem ser seguidos para se ter um ambiente agradável e em harmonia na pista de aquecimento, permitindo que todos os conjuntos realizem o trabalho com segurança e de forma eficiente.

Está na sua vez? — o picadeiro de aquecimento comporta um determinado número de conjuntos, normalmente seis, dependendo do tamanho. Assim, mesmo que queira começar a aquecer o cavalo, certifique-se se já está na sua vez de entrar.

Antes de entrar, avise — mesmo se estiver atrasado (algo que não deve ocorrer, pois o tempo de arreamento e aquecimento deve ser bem calculado), ninguém pode entrar na pista sem avisar. Pare na porta e verifique se alguém vai passar por ali para não atrapalhar. Mesmo estando livre,  diga alto “pista!” e entre em linha reta seguindo para o meio do picadeiro.

Andaduras lentas no centro — se estiver ao passo, deve andar pelo interior da pista, deixando a cerca livre para os conjuntos a trote e a galope.

Ombro esquerdo com ombro esquerdo — esta é a regra número um: na pista, quem estiver seguindo na mão esquerda deve ficar por fora (perto da cerca), deixando o outro conjunto, que vem na mão direita passar por dentro.

Quem está no círculo fica para dentro — independentemente da direção, se estiver em círculo, deve deixar a cerca livre, deixando passagem livre na cerca para os cavaleiros em linha reta.

Lugar de trabalho — a pista de aquecimento é um lugar para trabalhar o cavalo antes da prova. Portanto, se quiser falar com instrutor, mexer algo no arreamento ou na sua vestimenta, é preciso sair do picadeiro.

Controle seu chicote — mantenha-o perto de si, já que os outros cavalos podem se assustar.

Mantenha distância — respeite o espaço do outro conjunto e controle as distâncias. Além disto, você não sabe se o cavalo da frente dá coice.

Desenhando o percurso — antes de cruzar a pista, fazer um ceder a perna ou círculos de vários tamanhos, observe atentamente a pista e os movimentos dos outros conjuntos. Tente antecipar o que eles vão fazer para desenhar a sua trajetória no picadeiro. Desta maneira, você evita contratempos e pode se dedicar melhor ao seu exercício. Outra dica é avisar aos demais conjuntos para onde está indo.

 

Uma resposta para “Chega de estresse: regras de ouro para pista de aquecimento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s