ABPSL: morfologia do lusitano está mudando para atender ao adestramento

O cavalo lusitano está deixando de ter uma forma mais arredondada, do cavalo barroco. Em entrevista ao Adestramento Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Gonçalves da Silva, disse que é observada, nos últimos anos, uma mudança de postura dos criadores, principalmente, para ter animais que atendam às necessidades do adestramento.

“Os criadores mais antigos tinham um padrão dentro do cavalo barroco, que é mais arredondado. O adestramento tem evoluído e temos investido muito nele, fazendo parcerias com a CBH e a federação paulista, o que tem trazido resultados positivos. Evoluímos em pouco tempo. Acredito que, se continuar neste patamar, teremos de fazer um CAN em três dias. Então, acho que nós temos de investir nos criadores novos, que têm outra visão do cavalo. É um cavalo maior, com mais amplitude, com mais dimensões, com passo e trote melhores. Cavalos que podem participar de igual dentro do adestramento não apenas no Brasil como mundialmente”, disse em entrevista durante o Festival do Cavalo Lusitano (leia todas as matérias sobre o evento).

Na mesma linha, a vice-presidente da associação, Clélia Erwenne Araújo Pinto, explicou que os criadores tentam agora aumentar o tamanho dos cavalos e dar mais porte e força. “A criação está melhorando e a esportividade do cavalo vem crescendo, porque estamos caminhando para uma seleção genética para ter estas qualidades morfológicas sem nos esquecermos da funcionalidade. Estamos nos esforçando para aumentar o tamanho do cavalo e manter uma funcionalidade, sem perder a mente, a adestrabilidade”, afirmou.

Anuncie_adestramento

Festival do lusitano
Há 15 anos, a ABPSL realiza, no fim do ano, o Festival do Cavalo Lusitano. O evento reúne diversas atividades, como aprovação de garanhão, morfologia e provas — neste ano, contou com a final da Copa ABPSL e o último campeonato de adestramento nacional de 2017. “É um preâmbulo do ano seguinte, uma vez que começam a ser apresentados os potros de um ano, os potros do futuro”, diz Clélia Erwenne Araújo Pinto.

De acordo com ela, aproximadamente 120 cavalos participaram do evento, sendo 44 deles nas provas de adestramento clássico. “Estamos sentindo uma integração e amizade maiores dos criadores e também um entusiasmo maior. Acho que o puro sangue lusitano é um cavalo moderno, é um cavalo do século 21 e ele vai se firmar cada vez mais como um cavalo esportivo. Sinto que é uma raça em ascensão”, destacou.

Nas provas, houve forte presença de profissionais — dos 44 inscritos na Copa ABPSL, apenas 11 conjuntos eram amadores e mirins — e a disputa mais acirrada se deu na série cavalos novos, principalmente, de quatro anos. A explicação é simples: os criadores aproveitam o evento para apresentar seus cavalos.

“Preparamos os cavalos para vendê-los já montados e fazendo provas de adestramento ou de equitação de trabalho. Fazer bem uma prova faz parte da demonstração que estes cavalos podem ser utilizados por qualquer pessoa”, explicou a vice-presidente da associação, acrescentando que a raça é comercializada para o exterior e muito procura por um público formado por aposentados, pessoas de mais idade que querem um cavalo dócil e que seja sofisticado na equitação.

Presidente da ABPSL, Silva lembrou que, há cinco anos, foi criada a competição potro do futuro, que avalia animais com idade entre 8 meses e um ano. “Hoje, esta é uma categoria muito forte para os criadores mostrarem o que eles têm criado”, apontou. No potro do futuro, os animais são avaliados, em notas de 0 a 10, pelo passo, trote e galope, além da parte morfológica, observando as características da raça. Há uma nota especifica para a parte morfológica e outra para os andamentos. Neste ano, ademais do juiz internacional, o português Antônio Vicente, juízes nacionais participaram do julgamento.

>>> Confira as notas das avaliações de morfologia durante o festival.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s