Disputa em cavalos novos marca final da Copa ABPSL e CAN

O bom desempenho dos cavalos novos — com notas que passaram de 8,0 — marcou a quarta e última etapa da Copa da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) de Adestramento e do campeonato de adestramento nacional (CAN), disputados neste fim de semana durante o Festival do Cavalo Lusitano, no Centro Hípico de Tatuí (SP).

Na série quatro anos, houve empate entre Senhorita V.O., montada por Renderson Oliveira, e Ilustre JMR, montada por Luiz Carlos de Oliveira. Ambos os animais somaram 16,46 e levaram o título de campeões do CAN. Assim como no campeonato brasileiro, a série quatro anos reuniu o maior número de concorrentes: 12 conjuntos na prova de sábado (9/12), válida para Copa ABPSL e CAN; e cinco no domingo, válida apenas para o CAN.

A égua, de propriedade de José Victor Oliva e campeã brasileira 2017, ficou em terceiro lugar no sábado com 8,44 e venceu no domingo com 8,02. Já o Ilustre, do Haras Perrone, ficou em segundo nos dois dias, com 8,48 no sábado e 7,98 no domingo.

Na série cinco anos, apenas Hunter do Retino competiu o CAN e a Copa ABPSL, montado por Reinaldo Cortivato. De propriedade de Clelia Maria Erwenne Araujo Pinto, Hunter tirou 8,40 no primeiro dia e 7,16, no segundo. Nenhum animal disputou seis anos e apenas um — Ferro do Passargada — competiu em sete anos. Apresentado por Wellington Moraes Luis e de propriedade do Haras Passargada, o animal fez 7,20 na Copa ABPSL e não participou do CAN.

Veja entrevista em vídeo com João Victor Oliva 

Para o juiz Marcio Navarro de Camargo, que integrou o júri de campo nos dois dias, o destaque das provas do festival ficou para o alto nível dos cavalos novos. “Isto estava refletido nas notas e aponta para o melhoramento da raça, com uma criação voltada ao esporte, dando cavalos mais elásticos e expressivos”, pontuou. O juiz Rui Cesar Mello, que julgou no sábado, acrescentou que tem observado uma melhora significativa no nível técnico dos cavaleiros. “O que podemos verificar é que, através do melhoramento do nível técnico, há também uma melhora no trabalho dos cavalos”, disse.

A terceira integrante do júri no sábado foi Lindinha Macedo, que, assim como Camargo e coronel Rui, já julgou outras provas da Copa ABPSL. “Estamos no fim do ano, com os cavalos vindo de provas bem cansativas, então, fiquei agradavelmente surpresa [com o que vi]. Os cavalos estavam bem e todos estavam empenhados e querendo melhorar nível bastante razoável. Vi bons cavalos e pessoas procurando conversar com juízes, perguntando a nossa opinião”, avaliou.

No domingo, o julgamento coube a Claudia Moreira de Mesquita e Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, além de Camargo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Amadores
Apenas 11 conjuntos entre amadores e mirim disputaram a Copa ABPSL, sendo que destes somente quatro concorreram ao campeonato nacional. Para o juiz Cesar Mello, a melhora observada é tanto dos profissionais quanto dos amadores. “É evidente que os amadores se baseiam muito nas atividades dos profissionais, que estão preparando os cavalos e dando aulas”, disse.

No campeonato nacional, na elementar, Paula Braga e Waula, representando a SHP, venceu com soma de porcentual de 136,887%, seguida de Aneliese Franco Ferraz e Canavarro da Paixão com 130,873%. Em preliminar, Ferraz foi campeã com a égua Famke (134,127%), mas não teve vice porque Isaac Bueno de Miranda e Frederico HM foram eliminados no segundo dia.

Já na categoria profissional, na forte 2 sênior, Renderson Oliveira e Xerife do Top sagraram-se campeões, ficando Micheline Schulze e Matisse em segundo. Em especial sênior top, Schulze com Brentina Comando SN, conjunto campeão no campeonato paulista, foi eliminada no primeiro dia e desistiu do segundo.

>>>Confira os resultados da Copa ABPSL (9/12) e do CAN (9 e 10/12).

Anúncios

Uma resposta para “Disputa em cavalos novos marca final da Copa ABPSL e CAN”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.