Como preparar o cavalo para o círculo de 20m permitindo que ele abaixe a cabeça?

AB_Pergunte_expert-peqNas reprises elementar e preliminar, tem a figura de círculo de 20 metros permitindo que o cavalo se alongue para baixo e para frente. Neste movimento, os juízes buscam avaliar o alongamento do pescoço para frente e para baixo, por meio do dorso, mantendo um contato leve, o equilíbrio, a qualidade do trote, a encurvatura, o desenho e o tamanho do círculo. 

Treinador de cavalos de adestramento e equitação de trabalho, Daniel Biasini responde à pergunta enviada por amazona amadora nível preliminar que quis saber como preparar o animal para este movimento de modo que o cavalo vá para frente e baixo e não levante a cabeça quando a amazona der rédeas. Ela também questiona o quanto de rédea se deve dar.

Biazini foi três vezes campeão brasileiro de equitação de trabalho nas categorias cavalos novos A e B e intermediária. No adestramento, já foi campeão brasileiro em elementar. Confira as dicas do cavaleiro profissional:

“Para executar este exercício, os cavalos precisam estar descontraídos e tem de existir confiança entre cavalo e cavaleiro para, quando você liberar a rédea, o cavalo abaixar o pescoço. Para isto, ele precisa estar descontraído na mão do cavaleiro e estar com as costas descontraídas para buscar o contato lá embaixo.

Eu costumo trabalhar sempre em círculos grandes, colocando o cavalo para frente, mas com ritmo e sem correr. Com este movimento, busque, quando liberar a rédea, manter o ritmo do exercício. O que não pode acontecer é soltar a rédea e o cavalo correr no trote.

Este é um exercício que eu gosto de ensinar sempre no círculo grande para o cavalo ir tendo equilíbrio. Lembre-se de que é um movimento que precisa de muito equilíbrio, descontração e confiança.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Escreva para Adestramento Brasil.

Foto: arquivo pessoal 

calhau_interno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s