Copa do Mundo da FEI: saiba como será a final em Paris

Depois de 37 etapas classificatórias ocorrendo na Europa Ocidental e Central, na América do Norte e na região do Pacífico, a Copa do Mundo de Adestramento da Federação Equestre Internacional (FEI) chega ao fim. A final de adestramento será nos dias 13 e 14 de abril na Accorhotels Arena, em Paris, na França.

Em 13 de abril, os 18 conjuntos classificados ao longo das etapas de qualificação competem na primeira final, executando a reprise grande prêmio. Eles serão julgados por um júri composto por sete juízes e os mais bem colocados serão qualificados para disputar a segunda final no dia seguinte. A disputa final será a prova de grande prêmio em estilo livre. A ordem de entrada será inversa à classificação, ou seja, do pior ao melhor resultado obtido.

A relação completa dos conjuntos classificados para a final em Paris ainda não foi divulgada. Detentora do título de campeã da última Copa do Mundo, a alemã de 48 anos Isabell Werth é uma das mais cotadas para ganhar pela quarta vez a Copa do Mundo de Adestramento da FEI. Werth não precisou acumular pontos nas etapas para estar apta para disputar final, mas teve de participar de pelo menos duas delas com o animal que deseja disputar a final.

As 18 vagas dos conjuntos aptos a disputar a final são definidas assim: campeã do ano anterior; nove atletas da liga da Europa Ocidental; dois da liga da Europa Central; um da liga do Pacífico; dois da liga da América do Norte; um atleta de país que não está em nenhuma liga e duas vagas apontadas pela FEI.

Além da favorita Isabell Werth, há algumas semanas  saíram os nomes das três atletas que se qualificaram, após terminadas as ligas da Europa Central e do Pacífico. A australiana Mary Hanna, 63 anos, conquistou a única vaga da liga do Pacífico. A amazona montou Calanta, égua de 11 anos da raça KWPN, e pontuou 75,390% na prova de grande prêmio estilo livre na etapa de Boneo, na Austrália.

Da liga da Europa Central, duas atletas garantiram a ida para a final:  a russa de 53 anos Inessa Merkulova e Hanna Karasiova, de 33 anos, representando a Bielorrússia. A liga da Europa Central teve 11 etapas e começou a ser disputada em abril de 2017 em Minsque, cidade da Bielorrússia.

Laura Graves, com Verdades, e Shelly Francis, com Danilo, são conjuntos confirmados pelos Estados Unidos para brigar pelo título.

A Copa do Mundo de Adestramento da FEI (FEI World Cup Dressage) foi criada em 1985 e o campeão é decidido na prova freestyle. Para chegar à final, foram dez meses de período de qualificação, ocorrendo em quatro ligas — Europa Ocidental; Europa Central; América do Norte e região do Pacífico.

calhau_interno

Em todos seus 33 anos de história, a Copa do Mundo foi vencida apenas por quatro cavaleiros: o alemão Sven Rothenberger, montando Andiamo, em 1990; o estadounidense Steffen Peters com Ravel em 2009; os holandeses Edward Gal com Totilas, em 2010, e Hans Peter Minderhoud com Glock’s Flirt em 2016.

Isabell Werth recebeu o título pela primeira vez em 1992 na final em Gotemburgo, na Suécia. Depois, foi campeã em 2007 em Las Vegas (EUA) e, em 2017, em Omaha (EUA). Com estas vitórias, a amazona aumentou o número de títulos conquistados pela Alemanha para nove, mas o país ainda está atrás da Holanda, que soma 13 vitórias. Os Estados Unidos e a Suíça ganharam duas vezes cada.

Ganhadores 

1986 Anne-Grethe Jensen DEN Marzog
1987 Christine Stückelberger SUI Gaugin de Lully
1988 Christine Stückelberger SUI Gaugin de Lully
1989 Margit Otto-Crepin FRA Corlandus
1990 Sven Rothenberger GER Andiamo
1991 Kyra Kyrklund FIN Matador
1992 Isabell Werth GER Fabienne
1993 Monica Theodorescu GER Ganimedes
1994 Monica Theodorescu GER Ganimedes
1995 Anky van Grunsven NED Bonfire
1996 Anky van Grunsven NED Bonfire
1997 Anky van Grunsven NED Bonfire
1998 Louise Nathhorst SWE LRF Walk on Top
1999 Anky van Grunsven NED Gestion Bonfire
2000 Anky van Grunsven NED Gestion Bonfire
2001 Ulla Salzgeber GER Rusty
2002 Ulla Salzgeber GER Rusty
2003 Debbie McDonald USA Brentina
2004 Anky van Grunsven NED Gestion Salinero
2005 Anky van Grunsven NED Keltec Salinero
2006 Anky van Grunsven NED Keltec Salinero
2007 Isabell Werth GER Warum Nicht FRH
2008 Anky van Grunsven NED IPS Salinero
2009 Steffen Peters USA Ravel
2010 Edward Gal NED Moorlands Totilas
2011 Adelinde Cornelissen NED Jerich Parzival
2012 Adelinde Cornelissen NED Jerich Parzival
2013 Helen Langehanenberg GER Damon Hill NRW
2014 Charlotte Dujardin GBR Valegro
2015 Charlotte Dujardin GBR Valegro
2016 Hans Peter Minderhoud NED Glock’s Flirt
2017 Isabell Werth GER Weihegold OLD

>>> Confira aqui a página oficial da FEI para as finais da Copa do Mundo. E aqui informações gerais sobre a competição.

2 respostas para ‘Copa do Mundo da FEI: saiba como será a final em Paris’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s