João Victor Oliva vence CDI3* de Abrantes com Xiripiti TVF

João Victor Marcari Oliva, montando Xiripiti TVF, venceu o concurso internacional de adestramento (CDI3*) de Abrantes (Portugal), realizado de 23 a 25/03 no Centro Equestre de Vale de Ferreiros.  O brasileiro, que está treinando em Portugal, foi consagrado campeão neste domingo com a soma dos resultados das duas provas de grande prêmio (GP) e grande prêmio especial. 

Oliva terminou o GP no sábado como vice-campeão, com a nota média final de 67,783%, sendo 66,413% com Vicenzo Truppa, da Itália, e 66,087% com Bernard Maurel, da França, ambos juízes 5* da Federação Equestre Internacional.

WhatsApp Com as notas do GP, o cavaleiro brasileiro conquistou seu primeiro índice com Xiripiti para tornar-se apto a participar dos Jogos Equestres Mundiais (WEG, na sigla em inglês), que ocorrem em setembro em Tryon, nos Estados Unidos. Oliva já tem índice para disputar o campeonato com Xamã dos Pinhais.

Na prova grande prêmio especial, realizada neste domingo (25/3), o conjunto foi campeão com a nota média final de 69,277%. João Victor Oliva também se apresentou no CDI3* Abrantes com Xamã dos Pinhais, registrando 65,152% no GP.

Xiripiti TVF, com quem Oliva treina há pouco mais de um mês, é a segunda opção de montaria do cavaleiro para os Jogos Mundiais. O cavalo fez carreira com a amazona portuguesa Maria Caetano Couceiro. Em 2013, obteve o título de campeão nacional de adestramento em Portugal.

A estreia do brasileiro com Xiripiti TVF foi em fevereiro, quando o conjunto se classificou em segundo lugar nas duas provas que disputou no CDE (Concurso de Dressage Especial), realizado no Centro Equestre Internacional Alfeizerão (CEIA). “Tive uma semana de treino e de adaptação com esse cavalo, treinando com Paulo Caetano, e decidimos fazer essa prova nacional”, contou à época ao Adestramento Brasil.

calhau_interno

Para sua temporada em Portugal, onde treina com o juiz internacional 4* Carlos Lucas Lopes, Oliva levou cinco dos seus cavalos: os de raças alemãs Toliva V.O e Feel Good V.O e os lusitanos Faisão TV, Hussein V.O e Xamã dos Pinhais. Os CDIs planejados são o CDI3* em Abrantes (23 a 25/3), o CDI3* em Alter do Chão (20 a 22/4), o CDI3* em Companhia das Lezírias (03 a 05/5) e o CDI3* de Cascais (18 a 20/5).

Em entrevista em vídeo em dezembro, Oliva havia adiantado seus planos de competir em Portugal e avaliado sua estadia na Europa. “Lá é o lugar onde tem mais concorrência, melhores treinadores e melhores competições. É o polo do adestramento e onde a gente tem de ficar, se a gente quer ser alguma coisa neste esporte”, disse.

Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação

Uma resposta para “João Victor Oliva vence CDI3* de Abrantes com Xiripiti TVF”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s