Giovana Pass e João Victor Oliva já têm índices FEI para WEG 2018

A disputa por vagas na equipe que representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos (Odesur) e nos Jogos Equestres Mundiais (WEG, na sigla em inglês) já começou. Giovana Pass e João Victor Oliva obtiveram os índices exigidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) para disputar WEG 2018.

Em sua temporada na Europa, Victor Oliva participou de diversos CDIs desde 1º de janeiro deste ano. Em cinco concursos, o cavaleiro, montando Xamã dos Pinhais, alcançou mais de 66% tanto na nota final como com juízes FEI cinco estrelas (veja abaixo). Na mesma linha, mas disputando no Brasil, Pass, com Zingaro de Lyw, também alcançou os índices mínimos exigidos pela FEI.

Joao_Victor_Oliva-seletivas

No Brasil, desde o início do ano, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) observa os conjuntos para levar a cabo o processo seletivo que apontará quem vai defender o Brasil nas competições. Como parte da avaliação, em 2017, já foram realizados dois concursos de adestramento internacional (CDI3*) e tem mais um programado para novembro; todos com a participação de juízes internacionais cinco estrelas.

Leandro Silva e Di Caprio conseguiram um índice até agora, no CDI3* de 30 de junho. No último, em 6/10, o conjunto somou 66,120% na nota final, mas não atingiu o porcentual com a juíza 5* Cara Whitham (65,700%).

WEG-previa

Entenda os critérios
As regras para integrar as equipes de Odesur e WEG são diferentes. No entanto, em ambos os casos, o Brasil convocará equipe composta por quatro conjuntos titulares e um reserva, sendo que, em princípio, apenas os titulares viajarão aos locais dos eventos.

Para disputar os Jogos Mundiais, os conjuntos têm a obrigação de preencher a qualificação mínima exigida pela Federação Equestre Internacional (FEI). Os conjuntos precisam obter em, pelo menos, duas ocasiões diferentes o porcentual de, no mínimo, 66% de aproveitamento em prova de grande prêmio em CDI 3*, 4*, 5*, CDIW ou CDIO,  atribuído pela nota final do júri de campo e também por juiz de adestramento FEI 5*.

Odesur-CDI_junho

Além disto, os juízes 5* devem ser diferentes e as notas devem ser obtidas dentro do período de qualificação para o Mundial (WEG, na sigla em inglês), que começou em 1º de janeiro e ainda não tem data estipulada para acabar. A CBH informou que observará, a título de seleção, as provas de grande prêmio.

para o Odesur não há um porcentual mínimo exigido pela FEI. A CBH está observando o desempenho dos conjuntos nas provas small tour (reprises prêmio São Jorge e intermediária I) e estilo livre. Serão avaliadas as apresentações em provas de CDI3* ou de maior nível, realizadas tanto no Brasil como no exterior. Até o momento, Mauro Pereira da Silva Junior, com Don Enrico, e Sergio Castany de Fiori, com presença marcada nos dois CDIs3*, vêm se destacando (veja quadros).

Odesur-CDI_out

Links úteis:

Crédito foto: divulgação FEI

 

9 respostas para ‘Giovana Pass e João Victor Oliva já têm índices FEI para WEG 2018’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.