Rio de Janeiro sedia CDI3*, Taça Brasil, campeonato brasileiro e Desafio Brasil

Quatro competições ocorrendo simultaneamente vão agitar a Sociedade Hípica Brasileira, localizada na Lagoa na cidade do Rio de Janeiro. De 9 a 12 de novembro, serão realizados o campeonato brasileiro (CBA), a Taça Brasil e o Desafio Brasil, além de mais um concurso de adestramento internacional (CDI).

De acordo com a diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Sandra Smith Martins, serão eventos separados acontecendo no mesmo local. “No regulamento, o competidor poderá se informar sobre o que cada evento representa. É possível participar de mais de um, desde que com cavalos diferentes, ou no mesmo evento em categorias diferentes com cavalos diferentes. Essa junção de eventos ajuda a baixar custos da organização e também dos concorrentes”, afirmou ao Adestramento Brasil.

Ainda que não seja prever quantos conjuntos são esperados ao evento, Smith destacou que a ideia de juntar os eventos sugere que mais pessoas possam prestigiar, pois podem dividir caminhão, por exemplo, baixando os custos. “Isso ajuda muito quem viaja de um Estado diferente. Esperamos que o evento seja um grande sucesso e a oportunidade de grande confraternização a nível nacional.”

Smith lembra que os conjuntos precisarão apresentar a documentação necessária para cada evento e, dependendo da competição, a exigência muda, como ter selo CBH, capa e registro FEI. No entanto, passaporte, chip e vacinas são sempre obrigatórios.

O evento do Rio de Janeiro marca a realização do campeonato brasileiro, que é feito em uma única etapa anualmente nas séries seniores top; seniores; amadores nas séries elementar, preliminar, média I, média II e forte I; amador top; jovens cavaleiros; juniores; mirins; minimirins; cavalos novos de 4, de 5 e de 6 e 7 anos; e minimirins pônei e mirins pôneis e pônei escola.

O CBA define o campeão brasileiro do ano e também conta para o ranking da CBH, assim como as provas nacionais (o CAN — concurso de adestramento nacional) e internacionais. Segundo o regulamento, para ser sagrar-se campeão por equipe, será necessária a participação de pelo menos três equipes. O título de campeão individual será outorgado quando da participação obrigatória dos dois dias de prova (completadas). Será vencedora a equipe que totalizar a maior somatória de percentuais obtidos pelos três mais bem classificados da mesma equipe.

>>> Acompanhe o calendário de provas e os programas

Na ocasião, também ocorrem a Taça Brasil e o Desafio Brasil. A Taça faz parte do calendário da CBH e pode ser disputada por amazonas e cavaleiros nas séries iniciantes, profissional elementar, profissional preliminar, profissional média I, profissional média II, profissional Forte I e intermediaria (medium tour). O título de campeão da Taça Brasil será outorgado quando da participação dos dois dias de prova (completadas). As categorias constantes da Taça Brasil não somam pontos para o ranking da CBH.

Já o Desafio Brasil combina prova com curso e tem como objetivo fomentar o esporte, além de permitir que concorrentes de diversos Estados comparem suas notas, uma vez que a juíza em C é a mesma em todas as provas. A primeira edição, realizada em Brasília, teve 22 participações.

De acordo com o programa, o júri de campo será formado por Claudia Mesquita (SP), que será a presidente; Sandra Smith (SP), Salim Nigri (RJ, julgando no sábado), Claudia Sant’Anna (RJ, na sexta-feira e no sábado), Marcio Costa (RJ, no sábado e domingo), Eddy de Wolff (da Holanda), Cesar Lopardo Grana (da Argentina), Max Piraino Lyon (do Chile) e Mercedes Campdera (do México).

Cada concorrente poderá se inscrever, em cada série, com até três montarias. As reprises serão as de números 2 e 3. As inscrições definitivas encerram-se em 31 de outubro de 2017 as 17 horas e deverão ser enviadas por e-mail constando nome de cavaleiro/amazona e do cavalo, entidade, série e categoria e devem ser encaminhadas pela sua Federação/Entidade, para a Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro dentro do prazo. Os valores vão de R$ 190 (pônei) a R$ 450 (série amador top).

Clique aqui para ler o programa na íntegra. O programa do CDI3* de novembro ainda não foi divulgado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s