Apesar de o processo de seleção para a formação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos (Odesur) ter começado oficialmente em 1º de janeiro de 2017, apenas dia 30 de junho, no Campeonato de Adestramento Internacional (CDI3*), ocorreu, de fato, a primeira prova observatória. Os Jogos Sul-Americanos ocorrem de 08 a 20 de maio de 2018, em Cochabamba, na Bolívia.
As provas a serem observadas serão as de small tour, compreendendo as reprises Prêmio São Jorge e Intermediária I, que serão as provas disputadas por equipe. Entretanto, os pretendentes a ocupar um lugar na equipe devem se apresentar também nas provas de Freestyle, já que esta definirá a medalha individual.
Todos os cavaleiros na disputa devem atingir o índice mínimo exigido pela FEI, assim como cumprir todas as regras exigidas pela entidade para participação do evento, tais como certificado de capacidade, idade mínima do cavalo e cavaleiro, propriedade do animal, condições sanitárias, entre outras. O índice mínimo ainda não foi revelado.
A equipe convocada será composta por quatro integrantes titulares e um reserva. No entanto, a CBH informou que, em princípio, apenas os conjuntos titulares viajarão a Bolívia.
As regras para a seleção para Odesur foram divulgadas em junho deste ano pela Confederação Brasileira de Hipismo. Com início em 1º de janeiro, o processo segue até a última data permitida pela Federação Equestre Internacional (FEI) para qualificação. A FEI, até o momento, não divulgou qual será o dia.
Serão observadas as apresentações em provas de CDI3* ou de maior nível, realizadas tanto no Brasil como no exterior. No caso de competições fora do País, os atletas deverão comunicar à CBH em quais provas pretendem ser observados com antecedência mínima de dez dias. Além disto, deverão enviar à Confederação, em até sete dias após a disputa, o resultado final oficial da prova e as súmulas com notas e comentários de todos os juízes. A CBH recomenda ainda o envio do vídeo da prova.
Confira a íntegra do documento aqui.
3 respostas para ‘CBH convocará quatro conjuntos titulares para Jogos Sul-Americanos Odesur’