O conjunto Sophia Baptista de Oliveira e Darius 366 foi o único a aumentar a nota mais alta da série e categoria e estabelecer novo recorde em 2018. A amazona bateu seu próprio recorde do ano na média 2 amador. Na segunda etapa do Campeonato Paulista, o conjunto havia pontuado 67,374%, mas subiu para 67,949% na sétima etapa do CPA, realizada em 18 de agosto. Todos os demais recordes permaneceram como estavam.
O site Adestramento Brasil está acompanhando as notas das provas oficiais realizadas em 2018 para levantar quais são as mais altas em cada série e categoria.
Para efeito do recorde do ano, estão sendo consideradas apenas provas oficiais de federações, tais como o Campeonato Paulista e o Ranking Gaúcho, e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), como concursos nacionais de adestramento (CAN) e o Campeonato Brasileiro (CBA). Apenas estão sendo incluídos os resultados publicados em documentos oficiais. No entanto, cabe ressaltar que poucas federações e clubes divulgam os resultados nos sites e/ou enviam para a imprensa.
Para chegar ao resultado — parcial, uma vez que os recordes de 2018 serão divulgados após o término da última prova do ano —, foram computados os melhores porcentuais de cada série e categoria em cada uma das provas válidas. Foram consideradas as provas de elementar a especial, amador e profissional. As demais séries, por, normalmente, contabilizarem poucos inscritos, não foram incluídas. O documento completo pode ser acessado aqui.
O objetivo de Adestramento Brasil é criar um banco de dados com os recordes em cada série e categoria para nortear os concorrentes e acompanhar o desenvolvimento do esporte.
Confira também as notas obtidas em CDIs em 2017 e 2018 – aqui.
Veja como estão os recordes até o momento:

Foto: Nicole Passerani, especialmente para Adestramento Brasil. Esta e outras fotos estão à venda pelo e-mail nipasserani@gmail.com.