Falta de atenção às figuras tira nota de amadores na prova da SHP

A participação dos conjuntos nas categorias de base segue alta. Na 5ª etapa do Ranking SHP, válida como 7ª etapa do Campeonato Paulista de Adestramento e 4ª da Copa ABPSL, dos 68 concorrentes, 43 eram amadores (incluindo escola). Depois da forte 2 sênior (prêmio São Jorge), a série mais disputada foi elementar escola, com oito conjuntos, seguida da elementar amador com sete e preliminar amador com seis.

Julgando a pista dois, na qual competiram cavalos novos, iniciante, elementar e preliminar, o juiz estadual Sergio Castany de Fiori notou que, na série elementar, os amadores, incluindo alunos da escola de equitação da Sociedade Hípica Paulista, cometeram erros ao desenhar o percurso, como não obedecendo ao tamanho indicado na reprise dos círculos.

Além disto, Fiori explicou que vários conjuntos não se atentaram a um detalhe. “Na elementar, tem uma figura que é trote de trabalho pela diagonal. Na reprise está escrito que a encurvatura do cavalo nos cantos antes e depois da diagonal entram na nota. Um monte de gente não flexiona e não encurva o cavalo nestes cantos e tenta colocar o cavalo reto na diagonal, mas estes cantos fazem parte da figura e perde-se nota”, detalhou. Manter os cavalos descontraídos, trabalhando pelo dorso, corretos e postos na mão também foi ressaltado pelo juiz como pontos a melhorar.

RENDERSON OLIVEIRA DA SILVA-SenhoritaVO-Nicole Passerani2

Acerca de cavalos novos, Fiori apontou aumento no número de concorrentes. “Apareceram cavalos que não tinham competido antes, de 4 e 6 anos. Isto sempre é interessante. Entre os cavalos novos, alguns tiveram nota bastante alta”, disse. Na prova, seis animais disputaram a série cavalos novos, sendo três em quatro anos, dois em cinco anos e um em seis anos. Todas as notas foram acima de sete.

Renderson Oliveira da Silva (foto) com Senhorita VO venceu em cinco anos com 8,40. Kaio Urias e West Boy fizeram 8,12 em quatro anos, ganhando a série. Pia Aragão com Hamilcar Interagro fez 7,36. “Tivemos muitos cavalos novos interessantes, com muita perspectiva e muito promissores”, avaliou o juiz Syllas Jadach Oliveira Lima.

O Ranking SHP vem mantendo número de inscritos na casa dos 70 conjuntos. Alexandre Morais de Oliveira, diretor de adestramento da SHP, acredita que essa quantidade se mantém até o fim do ano. No total, o ranking tem oito etapas. Os resultados parciais até a quarta etapa foram divulgados no início do mês. “Pessoal está engajado em fazer as provas e o ranking está se mantendo cheio. O adestramento vem crescendo”, ponderou.

Na elementar escola, Rafaela Abbud Melillo fez 66,987% com Titan, seguida de Charlote Hering Germsheid com Protti (65,897%). No amador, vitória para Aneliese Franco Ferraz Gonçalves e Janko (67,372%) e o segundo lugar ficou com 1º tenente PM Melim com IZ Zafir (65,577%).

Confira os resultados completos aqui.

album-Nicole Passerani

Foto: Nicole Passerani, especialmente para Adestramento Brasil. Estas e outras fotos estão à venda pelo e-mail nipasserani@gmail.com. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.