As mulheres dominaram o pódio no Campeonato Brasileiro de Adestramento. Da série iniciante a forte 2 amador, somente amazonas alcançaram o primeiro lugar no pódio. Adestramento Brasil entrevistou em vídeo algumas das campeãs para saber como foram os treinos que as levaram ao título.
Em iniciante, série com maior número de competidores (nove), Beatriz Arantes, da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (Feerj), venceu montando Earl De Vanou. Com o mesmo animal, Mariana Magalhaes venceu em elementar minimirim. Representante da Federação Gaúcha de Esportes Equestres, Barbara de Lima venceu na mirim com o cavalo Phbr Corlando.
Campeã na elementar, com sete conjuntos competindo, Bettina Toledo, representando a Federação Paulista de Hipismo (FPH), levou o título com o recém-adquirido Rendsgards Lathago. O CBA foi a segunda competição do conjunto. “Estou há pouco tempo com o cavalo, mas ele é espetacular e temos nos dado superbem desde a primeira montada”, disse.
Neste ano, Carolina de Arruda Botelho, da FPH, sagrou-se bicampeã brasileira com Chronus Santa Dalila. No ano passado, ela venceu a elementar amador e, neste ano, levou o título na preliminar, que teve um total de sete competidores. “No ano passado, a gente fez a preliminar no Ranking da SHP para ficar familiarizado com as reprises e me deu muita segurança, porque fiz neste ano o que havia treinado”, contou a amazona que também está competindo no Campeonato Paulista.
>>>> Confira a cobertura especial do Campeonato Brasileiro 2018
Na média 1, a aluna da escola de equitação da Sociedade Hípica Paulista e representante da FPH, Raquel Mendonça Maurel de Mattos ganhou com Franco. Ela competiu com mais três conjuntos. Ao comentar a evolução do conjunto, que melhorou as notas em relação a 2017, quando também competiu na média 1, a amazona disse que foi feito um trabalho de entendimento dos apontamentos dos juízes. “Comparamos bastante as reprises do ano passado e deste e focamos no que os juízes não estavam gostando”, contou.
Ganhadora em duas categorias, a representante da FPH Paula Maria Pinto de Souza Nogueira venceu com Estribilho na média 2 (total de três concorrentes) e na forte 2 (quatro concorrentes), como amadora top, com Xango do Arete, cavalo que ela tem há três anos e que ficou parado por 2,5 meses em meados de 2018 devido a uma lesão.
“Nós evoluímos bastante, principalmente, neste ano que estou com uma professora maravilhosa, a Marianne Van Cleef, e estou conseguindo fazê-lo andar mais, com mais impulsão”, contou. Já Estribilho é uma aquisição bem recente. “Ele estava começando a fazer São Jorge e, como adquiri há dois meses, resolvi fazer a média 2 para nos conhecermos”, explicou.
Única concorrente em júnior, Julia Nemr, pela FPH, fez 69,069% no domingo e 65,303%, no sábado, com Casmurro HI. Já na forte 1, também competindo sozinha, Adriana Correa Martins, pela Feerj, venceu com RM Elektra.
Confira todos os resultados do CBA e da Taça Brasil 2018.
Uma resposta para “Amadoras comentam vitórias no Campeonato Brasileiro”