Pia Aragão, Sergio de Fiori e Yara Fernandes concorrem a cargo na CBH

Pia Aragão, Sergio Castany de Fiori e Yara do Amaral Fernandes são candidatos habilitados provisoriamente para concorrer ao cargo de representante dos atletas da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). 

O novo estatuto da Confederação Brasileira de Hipismo, aprovado em 20 de dezembro de 2018, promete que os atletas terão mais participação nos processos de decisão da CBH. Serão eleitos até sete atletas das modalidades salto, adestramento, concurso completo e adestramento paraequestre (com uma ou duas vagas cada modalidade), além das outras modalidades enduro, rédeas, volteio e tambor.

Para fins de participação na Assembleia da CBH, terão direito a voto tantos atletas quantos correspondam a 1/3 (um terço) da quantidade de entidades filiadas à CBH, devendo obrigatoriamente haver pelo menos um representante de cada modalidade olímpica e paralímpica. Cada modalidade poderá ter no máximo dois atletas representantes.

Até então, apenas um representante dos atletas participa nas Assembleias da CBH. Com o novo estatuto, os atletas eleitos terão participação, além das Assembleias e do Conselho de Administração, de todos os colegiados decisórios incumbidos diretamente de assuntos esportivos.

O Conselho de administração da CBH será composto por cinco presidentes de entidades filiadas eleitos em Assembleia, um de cada região: Centro-Oeste, Norte-Nordeste, Sul e Sudeste e um representante mais votado. Também são membros o presidente eleito da CBH, o representante do atleta mais votado e um membro independente. As regras de funcionamento do Conselho de Administração serão regidas por normativo próprio, elaborado e aprovado pelo mesmo.

Para poder se candidatar ao cargo, o atleta precisava, entre outros tópicos, ter mais de 18 anos, estar com registro ativo na CBH no ano em curso, ter tido registro ativo na CBH no ano anterior ao da eleição; e ter participado de concursos internacionais ou nacionais no ano anterior ao da eleição.

A eleição dos representantes dos atletas ocorre a cada quatro anos sempre no primeiro quadrimestre do ano seguinte ao da eleição do presidente da CBH. Neste ano, a eleição ocorre em 29/4 por voto direto dos atletas maiores de 16 anos e com registro ativo (ID) na CBH no ano.

Também concorrem: Eduardo Xavier Barreto (enduro); Jorge Luis Fernandes Ramos Passamani (salto); José Roberto Reynoso Fernandez Filho (salto); Marcio Appel (CCE); Marcos Fernandes Alves (paraequestre); e Mariana Cassettari (salto).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.