A média 1 amador segue como a série mais concorrida na Copa Santo Amaro de Adestramento, segundo a parcial dos resultados que compila os dados até a terceira etapa da competição. A preliminar amador (com sete conjuntos) é a segunda mais concorrida e diversas outras categorias contam com cinco concorrentes.
A quarta etapa, batizada de Companhia Athletica, será realizada no dia 19 de maio, terá no júri de campo o juiz estadual Sérgio Castany de Fiori, a juíza nacional Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo e a juíza internacional FEI 4* Sandra A. Smith de Oliveira Martins.
Os concorrentes terão de apresentar a reprise de número dois para as séries de iniciante a forte 1, tanto amador quanto profissional. Na série forte 2, pede-se a reprise São Jorge ed. 2009 – Atualização 2017; e, na especial, a reprise grande prêmio ed. 2009 – atualização 2017.
Para disputar a oitava edição da Copa Santo Amaro de Adestramento, os conjuntos têm de participar de, pelo menos, cinco das oito provas do calendário. A classificação será feita pela somatória dos índices porcentuais das etapas, com três descartes dos menores porcentuais. Diferentemente de anos anteriores, não há etapa obrigatória e nem provas com peso dois. Serão consagrados campeões e vice em cada série e categoria.
>>> Confira os resultados parciais aqui.
De acordo com o regulamento da Copa (veja documento aqui), cada cavalo pode ter duas participações em cada etapa, exceto nas séries estreante e pônei, nas quais os animais podem executar até três participações, sendo duas como estreante. Já o número de cavalos por concorrente é livre. Criada pelo CHSA, a reprise estreante é voltada para aqueles que estão começando na modalidade. A prova exige a execução de figuras ao passo e ao trote, não tendo galope. Confira aqui a reprise.