Thereza Almeida vai competir com Xaparro do Vouga no GP no segundo semestre

Thereza Almeida planeja competir com Xaparro do Vouga em grande prêmio a partir de outubro com objetivo de disputar as seletivas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, se a equipe brasileira conquistar vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Em entrevista ao Adestramento Brasil, ela contou que antes de competir no GP, vai disputar provas de medium tour por uns quatro meses e depois subir de série. “No ano que vem, quero entrar nas classificatórias de GP com ele”, disse.

A amazona não alcançou, nos CDIs 2* realizados neste ano, os índices estipulados pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para a formação da equipe nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, mas vem mostrando evolução nas notas.

Adestramento Brasil está compilando todas as notas.
Acompanhe a evolução dos porcentuais aqui.

Thereza Almeida disse seu primeiro objetivo foi firmar Xaparro do Vouga nas reprises de small tour e se manter com segurança na série para poder tirar mais brilho. “Por enquanto, estou preocupada em desenhar bem o percurso, fazer uma prova bem feita. O meu objetivo era este e já foi alcançado. Quero obter um ritmo bom e, quando adquiro isto, começo a pensar em subir, em mostrar cavalo com mais expressão, tirando ele do limite dele. Por enquanto, estamos no conhecendo”, contou.

O Xaparro hoje tem 17 anos e já foi montado por filhos de Thereza. Com Pedro Almeia, disputou as seletivas e depois os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Também foi a montaria de Luiza Tavares de Almeida e de Endeu Senhorini em CDIs. Xaparro estava de resguardo. Para voltar à ativa, o puro sangue lusitano, criação da família,  passou por um trabalho de preparação física para aguentar os novos treinamentos. “Ele vem subindo e ele é um cavalo já de grande prêmio, enquanto outros cavalos terão de virar para o GP, que é a prova da Olimpíada.”

A preparação física do Xaparro foca, principalmente, em muita variação de treino. “Não adianta ficar treinando muito tempo a técnica em um dia, porque não só não evolui seu cavalo, como você começar a praticar overtraining nos ligamentos”, disse.

O treino do conjunto conta com exterior, “tirinhos” de corre e pára, depois um treino mais longo de uns 40 minutos de trote sem parar. “Na fazenda, ele sobe morro, ele nada, ele tem uma programação de preparação física que se adequa à parte técnica, que é priorizada, mas tem de dar sustentabilidade”, ressaltou.

Foto: Jane Monteiro


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar fazendo a cobertura  

 

Uma resposta para “Thereza Almeida vai competir com Xaparro do Vouga no GP no segundo semestre”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.