O México já anunciou a equipe que disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima. Serão dois conjuntos de big tour e dois de small tour competindo no Peru no próximo mês. Adestramento Brasil falou, por e-mail, com Marcela Guajardo Perez del Valle, chefe de equipe do time mexicano em Lima. Confira:
Adestramento Brasil — Como foi o processo seletivo para a formação da equipe do México para os Jogos Pan-Americanos?
Marcela Guajardo — Tivemos três CDIs 3* dentro e fora do País, com a proposta aberta a todos os cavaleiros que estivessem nos níveis convocados.
Qual avaliação você faz do processo?
Nosso objetivo foi sempre ter processos transparentes e inclusivos. E esta meta foi alcançada.
A eleição da equipe foi objetiva por notas, subjetiva ou ambos?
Como se passa em qualquer competição internacional, os resultados dos CDIs determinaram a formação da nossa seleção.
A federação estipulou um anota mínima aos conjuntos para se integrar à equipe?
Tentamos sempre dar oportunidade a todos aqueles conjuntos que se preparam para integrar a equipe. Os porcentuais mais altos determinaram a diferença.
A equipe mexicana mescla conjuntos experientes e novatos. Como você avalia a composição do time?
Na formação das equipes sempre há ginetes com mais experiência. O mais importante é gerar um espírito de equipe que nos faça crescer nestes Jogos.
Como está a preparação da equipe de agora até as provas em Lima?
Cada conjunto continuará com sua preparação e seu ritmo de treino habituais. Como desde há vários anos, há a supervisão de Gary Rockwell, que seguirá sendo parte deste processo.
Em Lima, os dois melhores países — além dos EUA — terão vagas para Tóquio 2020. Creio que o México pleiteará uma das vagas. Quais são planos?
As equipes dos EUA e o Canadá continuarão sendo consideradas como favoritas. Espero que o esporte em nosso continente cresça tanto que possamos estar nesse nível de competição. O México considera todos os países que participarão como candidatos dignos. Todas as equipes farão o melhor para aproveitar essa oportunidade.
Quais são os países que apresentam a maior competição pelo México e por quê?
Sabemos que todos os países estarão à altura da competição, portanto, o compromisso será que cada ginete saia para dar tudo de si. Esperamos que nesta festa esportiva, como em qualquer outra, ganhe o melhor.

Foto: Facebook Dressage Mexico