Passado o Paulistão de Adestramento, realizado no último domingo 30/06, junto com a 5ª etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, a Federação Paulista de Hipismo (FPH) vai divulgar os resultados parciais do Troféu Eficiência (TE). Em entrevista ao Adestramento Brasil, o diretor de adestramento da FPH, Luis Pacheco Ambar, fez um balanço das provas do primeiro semestre e afirmou que a prévia do TE deve sair nas próximas semanas.
Ambar considerou acertada a decisão de fazer o Paulistão de Adestramento. “A prova ocorrer junto com um evento consagrado, que é o Paulistão de Salto, com muita gente na hípica, foi ótimo. Tiveram concorrentes saltando e fazendo a prova de adestramento, o que é muito interessante e traz mais público”, disse.
Ele também ressaltou o grande número de participantes da etapa do Paulistão — 77 conjuntos inscritos — e com conjuntos diferentes dos que se apresentaram nos concursos nacional e internacional de adestramento de 21 a 23 de junho, da Sociedade Hípica Paulista. “Foram quase 80 conjuntos e depois de um CAN. A maioria do CAN não veio para o Paulistão, o que nos permite constatar que o número de conjuntos no adestramento aumentou. Têm mais cavaleiros na modalidade e cada um escolhendo as provas que querem fazer. E o importante é que uma prova não inviabilizou a outra”, destacou.
A expectativa é que a maior parte dos conjuntos que estão competindo nas diferentes provas disputem o Campeonato Paulista de Adestramento, que, neste ano, será em duas etapas, uma em 20 de outubro no CHSA e outra em 9 de novembro na SHP. Para concorrer às competições da federação, os conjuntos precisam estar regularmente inscritos, cadastrados e com os registros regularizados junto à FPH, devendo estes pertencer a uma entidade filiada ou serem convidados da FPH. Adestramento Brasil resumiu abaixo os aspectos principais de cada um dos torneios. Leia o regulamento completo para ter mais detalhes.
Campeonato Paulista
- Realizado em duas etapas obrigatórias em 20 de outubro e em 9 de novembro
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série aqueles que obtiverem a maior pontuação na somatória das etapas, de acordo com a tabela de pontuação (abaixo)
- Quando houver empate na soma dos resultados finais de dois ou mais conjuntos, ganha o conjunto que tiver obtido o maior resultado na última prova do CPA
- Um mesmo cavaleiro não poderá ser proclamado campeão e vice-campeão paulista. Quando isso ocorrer, caberá ao terceiro classificado o título de vice-campeão
Paulistão
- Disputado em uma única etapa durante o Paulistão de Salto, em 30 de junho
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série
Taça São Paulo
- Disputada em uma etapa, em 13 de abril
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série
Troféu Eficiência
- Disputado ao longo do ano em provas dos rankings das hípicas, pré-definidas no calendário da FPH
- Não serão efetuados descartes, ou seja, todas as provas que constam do calendário serão computadas para o Troféu Eficiência
- Será necessária a participação em pelo menos 40% das provas que constam do calendário
- Os pontos seguem a tabela definida pela FPH (abaixo)
- Serão computados os pontos por cada prova nos eventos, considerando os coeficientes de acordo com o tipo do evento:
- Campeonato Paulista (coeficiente x 2)
- Campeonatos estaduais, temporadas e regionais (coeficiente x 2)
- Taça São Paulo (coeficiente x 2)
- Paulistão de Adestramento (coeficiente x 2)
- Campeonato Brasileiro (coeficiente x 1)
- Campeonatos Nacionais (coeficiente simples x 1)
- Campeonatos Internacionais (coeficiente simples x 1)

Assim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo.
Uma resposta para “Passado Paulistão, FPH vai divulgar parcial do Troféu Eficiência”