As séries forte 2 sênior, preliminar amador, média 1 amador e média 2 profissional são as mais disputadas na edição deste ano do Troféu Eficiência (TE), segundo aponta os resultados parciais divulgados pela Federação Paulista de Hipismo (FPH).
Na forte 2 profissional, série com maior número de competidores, 17 no total, Mauro Pereira da Silva Júnior e Don Enrico AMM está empatado com Luiz Ronaldo de Souza e Bilan, ambos com 26 pontos.
Com nove conjuntos até agora na disputa, a preliminar tem liderança de Carolina de Arruda Botelho e Chronus Santa Dalia (TE) com 84 pontos. Também com nove concorrentes, a média 2 profissional é liderada por Ricardo Nardy Silva e Impacto dos Diamantes com 98 pontos. Nicole Binder de Arruda Botelho está à frente dos concorrentes na média 1 amador, somando 67 pontos com J.A. Orpheu do Carnaval.
O número de concorrentes no Troféu Eficiência pode mudar ao longo com ano, na medida em que novos conjuntos aderem à competição. A somatória de pontos leva em consideração a colocação do conjunto e o número total de concorrentes, segundo tabela publicada abaixo.
Em recente entrevista, Luis Augusto Pacheco Ambar, diretor de adestramento da FPH, disse que a expectativa é que a maior parte dos conjuntos que estão competindo nas diferentes provas disputem o Campeonato Paulista de Adestramento, que, neste ano, será em duas etapas, uma em 20 de outubro no CHSA e outra em 9 de novembro na SHP.
Para concorrer às competições da federação, os conjuntos precisam estar regularmente inscritos, cadastrados e com os registros regularizados junto à FPH, devendo estes pertencer a uma entidade filiada ou serem convidados da FPH. Adestramento Brasil resumiu abaixo os aspectos principais de cada um dos torneios. Leia o regulamento completo para ter mais detalhes.
Campeonato Paulista
- Realizado em duas etapas obrigatórias em 20 de outubro e em 9 de novembro
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série aqueles que obtiverem a maior pontuação na somatória das etapas, de acordo com a tabela de pontuação (abaixo)
- Quando houver empate na soma dos resultados finais de dois ou mais conjuntos, ganha o conjunto que tiver obtido o maior resultado na última prova do CPA
- Um mesmo cavaleiro não poderá ser proclamado campeão e vice-campeão paulista. Quando isso ocorrer, caberá ao terceiro classificado o título de vice-campeão
Paulistão
- Disputado em uma única etapa durante o Paulistão de Salto, em 30 de junho
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série
Taça São Paulo
- Disputada em uma etapa, em 13 de abril
- Sagram-se campeões e vice-campeões por categoria e série
Troféu Eficiência
- Disputado ao longo do ano em provas dos rankings das hípicas, pré-definidas no calendário da FPH
- Não serão efetuados descartes, ou seja, todas as provas que constam do calendário serão computadas para o Troféu Eficiência
- Será necessária a participação em pelo menos 40% das provas que constam do calendário
- Os pontos seguem a tabela definida pela FPH (abaixo)
- Serão computados os pontos por cada prova nos eventos, considerando os coeficientes de acordo com o tipo do evento:
- Campeonato Paulista (coeficiente x 2)
- Campeonatos estaduais, temporadas e regionais (coeficiente x 2)
- Taça São Paulo (coeficiente x 2)
- Paulistão de Adestramento (coeficiente x 2)
- Campeonato Brasileiro (coeficiente x 1)
- Campeonatos Nacionais (coeficiente simples x 1)
- Campeonatos Internacionais (coeficiente simples x 1)

Assim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo.