Isabell Werth e Bella Rose vencem GP no CDIO 5* de Aachen

Isabell Werth começou o CDIO 5* do CHIO Aachen com vitória e já se especula se a alemã considerada rainha do adestramento vai cominar mais uma vez os pódios da competição. Com Bella Rose, Werth pontuou 82,783% e levou o prêmio de 7.8 mil euros. Dorothee Schneider e Showtime ficaram em segundo (80,609%) colocando a Alemanha na liderança por equipe. Charlotte Dujardin levou Erlentanz ao terceiro lugar com 79,152%.

À parte de um erro nas mudanças a um tempo, a avaliação da imprensa alemã foi de que a apresentação de Werth e Bella Rose foi perfeita. Ao analisar as notas individuais, a nota média de 4,2 para a figura de 15 mudanças a tempo, que é vale dois, pesou para baixo no porcentual final. Por outro lado, os juízes deram 10 para as transições passage-piaffe-passage. “Completamente desnecessário”, disse a amazona sobre o erro nas mudanças. “Foi uma ótima prova. A égua estava extremamente concentrada. Estou feliz”, completou à imprensa oficial.

Dorothee Schneider e Showtime também tiveram nota baixa (5,5) nas 15 mudanças a tempo. Showtime, da linhagem de Sandro Hit, ficou afastado das provas durante um bom tempo devido a lesão. “A Showtime cresceu e está muito mais autoconfiante”, avaliou.

Já Charlotte Dujardin competiu com o cavalo de um de seus pupilos (e de Carl Hester também): Sonnar Murray Brown, que quebrou a perna e pediu à mestra para disputar o GP. Dujardin se mostrou surpresa com o resultado. O conjunto já havia disputado — e ganhado provas de grande prêmio na Inglaterra, mas nunca atingido o porcentual do CDIO 5* de Aachen. (Veja apresentação de Dujardin)

A prova do FEI Grand Prix CDIO5* é a primeira rodada para classificação por time e a primeira qualificatória individual. Vale ainda para classificar para a Copa das Nações Lambertz (Lambertz Nations’ Cup). As próximas provas do CDIO 5* são o GP especial no sábado 20/07 e o GP estilo livre no domingo 21/7.

Lusitanos —  Dois dos quatro cavalos da raça puro sangue lusitano que estão na disputa tiveram porcentuais finais acima de 71%. Claudio Castilla Ruiz e Alcaide somaram 72,696%, ficando na 14ª colocação, enquanto Maria Caetano e Coroado AR classificaram-se em 19º e 71,152%. Juan Antonio Jimenez Cobo e Euclides Mor somaram 69,413% obtendo a 28º colocação e Anna Merveldt com Esporim ficaram em 29º com 69,283%.

Outras competições em Aachen
Na prova de grande prêmio do CDI 4*, batizado de HAVENS Horsefeed-Prize, vitória para Sönke Rothenberger que fez 81,370% com Cosmo. O porcentual foi o segundo melhor resultado em GP do conjunto alemão. Em segundo lugar, ficou Isabell Werth e Emilio (79,435%) e, em terceiro, Cathrine Dufour com Cassidy (78,043%). A prova teve 21 concorrentes. Confira os resultados completos.

Nas competições de small tour,  a estreante Charlotte Fry, de 23 anos, ganhou a prova São Jorge na última quarta-feira. Representando o Reino Unido, ela montou Glamourdale, de oito anos, e conquistou o primeiro lugar com todos os juízes e pontuação final de 77,971%. Na mesma série, o espanhol Claudio Castilla Ruiz ficou em sétimo com Lario de Adama de Susa e 70,176%. Todos os resultados podem ser acessados aqui.

Para quem tiver curiosidade, clicando no porcentual final na página dos resultados, é possível conferir as notas das figuras.

As inscrições para competir no CDIO 5* por conjunto custou 400 euros; para o CDI 4* big tour, 300 euros e para o CDI 4* small tour, 200 euros. As competições ocorrem no estádio Deutsche Bank. Um total de  293.500 euros, cerca de R$ 1,24 milhão, será distribuído aos mais bem-colocados nas provas CDI 4* e CDIO 5*.

A sigla CHIO significa se trata de um concurso hípico internacional oficial e a CDIO aponta que se trata de um concurso de adestramento internacional que serve que seletiva olímpica ou é de classe olímpica, como Copa das Nações. Acompanhe:


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas convida os leitores a colaborar financeiramente com a produção editorial. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.