Tudo que você precisa saber sobre o Desafio Brasil

Neste ano, o Desafio Brasil promete ser uma das mais disputadas competições nacionais. Além de São Paulo participar pela primeira vez, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais já confirmaram as provas. O Desafio Brasil é uma prova estadual, que pode ser realizada junto com um ranking da federação, para a qual a CBH designa um juiz nacional para fazer o julgamento em C. No fim do ano, ao término da temporada de provas, são revelados os conjuntos vencedores e a federação estadual ganhadora do torneiro. Vencem os conjuntos que obtiverem maior pontuação com o juiz nacional em C.

Para tirar todas as dúvidas acerca da disputa, Adestramento Brasil pediu à diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, Sandra Smith Martins, que respondesse às perguntas enviadas a ela por e-mail. O objetivo foi esclarecer os mais diversos pontos sobre o Desafio Brasil. Confira:

Adestramento Brasil: Como se dá a competição?
Sandra Smith: O Desafio Brasil é uma prova estadual. A entidade (clube) que deseje sediá-la poderá fazê-lo em data exclusiva ou junto com uma prova estadual ou interna. O Desafio Brasil é sempre realizado no segundo semestre entre agosto e outubro. A CBH designa um ou dois juízes nacionais oficiais, que viajam aos diferentes Estados. Com exceção da prova de pônei, iniciante e cavalos novos, todas as demais categorias valem para o Desafio Brasil. Os três melhores porcentuais de cada Estado formam parte da equipe estadual. No fim do ano, temos a equipe campeã do Desafio Brasil e o ranking do evento comparando o resultado individual de todos.

Sempre é o mesmo juiz em C?
Sempre que possível, procuramos levar o mesmo juiz aos diferentes Estados. Às vezes, isso não é possível por uma questão de agenda dos juízes e demora dos Estados em marcar as provas. Quando isso acontece, o evento é realizado com dois juízes levando-se sempre em consideração que estes juízes tenham o mesmo parâmetro.

Quem pode participar?
O Desafio Brasil é aberto para todas as categorias CBH, tanto amador como profissional. Com exceção de pônei, iniciante e cavalos novos, todas as demais categorias fazem parte do Desafio Brasil. Amadores e profissionais participam em premiação separada.

É preciso que o conjunto esteja federado junto às federações estaduais, tenha o registro CBH e/ou selo CBH?
Para participar do Desafio Brasil, o conjunto deve estar federado, a não ser que a federação estadual dispense. O cavaleiro deve ter o registro ID CBH, que custa R$ 80, e o cavalo deve ter passaporte, que custa R$ 187. O selo não é necessário para nenhuma categoria. Podem encontrar essa informação no comunicado 01 de 2019 no site da CBH (veja aqui).

Leia também:
>> Copa Santo Amaro de Adestramento abriga Desafio Brasil em São Paulo
>> CBH vai arcar com custos do juiz nacional para Desafio Brasil

As reprises são as mesmas para todas as provas? Qual é?
Para termos condição de comparar todos os concorrentes nos diferentes Estados, as reprises são sempre as mesmas. O Desafio Brasil é uma única prova, porém, ela acontece em lugares e datas diferentes, onde quem se desloca é o juiz e não os concorrentes. As reprises são sempre as de número 2.

No comunicado [da CBH, com as regras para 2019 do Desafio Brasil], constam para children/júnior/young rider as reprises FEI, mas estamos alterando isso, pois o Desafio Brasil é uma prova especialmente de incentivo para dar chance de novos adeptos iniciarem na modalidade e as reprises FEI são mais complexas. As reprises e categorias serão:

Elementar 2 (amador/profissional/minimirim)
Preliminar 2 (amador/profissional/mirim)
Média I 2 (amador/profissional)
Média II 2 (amador /profissional/júnior)
Forte I 2 (amador /profissional/young rider)
Forte II São Jorge (sênior/amador top)
Intermediaria – Intermediaria A (sênior intermediário)
Especial – Intermediaria II (sênior top)

Não valem para Desafio Brasil, mas pode ter chamada para prova, as séries:

Pônei – pônei escola
Iniciantes – Iniciante 2
Cavalos novos 4, 5 6 e 7 anos – reprise FEI Preliminar 4, 5 , 6 e 7 anos.

O Desafio Brasil conta pontos para o Ranking da CBH?
Sim, o Desafio Brasil conta pontos para o ranking da CBH. Nosso presidente, Ronaldo Bittencourt Filho, quer incentivar o adestramento, especialmente, em outros Estados, onde a modalidade precisa se desenvolver mais. Por isso, realizamos a prova e damos chance que esses concorrentes pontuem para o ranking, conheçam as provas de nível nacional e se motivem para participar do Campeonato Brasileiro em novembro.

Como é a contagem de pontos para o Ranking da CBH?
A contagem de pontos do Ranking da CBH é por meio de pontos, de acordo com a colocação obtida, dias de prova e quantidade de conjuntos participantes na prova. Consta detalhadamente do regulamento de adestramento da CBH que pode ser encontrado aqui.

Como se dá a competição por equipe? Pode haver mais de uma equipe por Estado?
A equipe não é apontada com antecedência; ela depende do resultado. Os três melhores resultados porcentuais (das categorias participantes) formam a equipe estadual. Não há descarte e consideramos uma equipe por Estado.

Como é feita a contagem de pontos por equipe?
São computados os três melhores resultados porcentuais das categorias participantes, sem descarte. Pônei, iniciante e cavalos novos não participam das equipes. O resultado é obtido em porcentual, com a soma dos três melhores resultados. Caso tenhamos duas equipes com o mesmo porcentual, é campeã a equipe que tiver o seu pior resultado (terceiro) mais alto.

Tem inspeção veterinária?
A inspeção veterinária não é obrigatória, mas é aconselhável sempre que seja viável ao CO [clube organizador]. Será feita no mesmo dia da prova, uma hora antes do inicio. O juiz da CBH explicará aos cavaleiros como deve se apresentar e apresentar seus cavalos durante a inspeção.

Quando são anunciados os vencedores do Desafio Brasil?
Os Estados devem enviar os resultados para a CBH na semana após a prova, acompanhado de fotos para divulgação. Em novembro, após a realização das provas nos Estados participantes, será anunciada a equipe campeã e o ranking individual da prova. Por ocasião da festa da CBH, será entregue troféu de equipe campeã à federação que fizer jus ao prêmio.

Os campeões ganham algum prêmio?
A Federação vencedora ganha um prêmio durante a festa anual da CBH. Estamos em busca de patrocínio para poder premiar o campeão do Desafio Brasil e do Ranking da CBH.

São dois dias de evento. O que acontece em cada um dos dias?
O Desafio Brasil é um concurso muito interessante, porque pode ser moldado para suprir as necessidades mais importantes de cada Estado. O formato dependerá um pouco da quantidade de inscritos, tempo hábil e solicitação do CO.

O primeiro dia pode ter inspeção veterinária e prova. Se houver tempo, pode haver análise de vídeos selecionados pelo juiz (entre quatro e seis vídeos). No segundo dia, pode-se apresentar os vídeos (se não houve tempo no primeiro dia) e realizar uma palestra, curso no assunto que for importante para os concorrentes daquele Estado ou realizar prova-clínica, onde o conjunto repete a reprise e depois tem mais 30 minutos com o juiz para corrigir erros apresentados em sua apresentação com orientação em pista do juiz.

Quanto custa a inscrição? O valor é tabelado para as provas nos diferentes Estados?
No caderno de encargos da CBH 2019 (confira aqui), existe um limite de valor a ser cobrado. Não ultrapassando o que estipula o Caderno de Encargos, o valor da inscrição e da estabulagem é a critério do CO.

Quais Estados estão participando?
Até o momento temos confirmados Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A CBH está trabalhando com outros Estados para que possam participar deste evento ainda nesse ano.

Quais são as datas das provas e juízes em cada um dos Estados?
Agosto: 17 e 18/08 — Brasília — Sandra Smith
Agosto: 24 e 25/08 — São Paulo, no CHSA — Sandra Smith
Setembro: 14 e 15/09 — Rio Grande do Sul — Claudia Mesquita
Setembro: 28 e 29/09 — Minas Gerais — Sandra Smith
Outubro: 12 e 13/12 — Rio de Janeiro — a definir


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas convida os leitores a colaborar financeiramente com a produção editorial. 

 

12 respostas para ‘Tudo que você precisa saber sobre o Desafio Brasil’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.