Em Brasília, Desafio Brasil tem 14 conjuntos; elementar é a mais concorrida

A primeira prova da temporada 2019 do Desafio Brasil foi realizada em Brasília no último sábado 17/08. A competição teve 14 conjuntos, com a categoria elementar amador sendo a mais concorrida. A prova, no Centro Hípico do Gama, ocorreu na mesma data e local que o Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre.

Neste ano, o Desafio Brasil promete ser uma das mais disputadas competições nacionais. Além de São Paulo participar pela primeira vez, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais já confirmaram as provas. A próxima prova será dia 24/08 no Clube Hípico de Santo Amaro – saiba mais.

Em Brasília, Bruno Monteriso Pereira (foto abaixo) ficou na primeira e na segunda colocação na elementar amador. Com HC Sol, o cavaleiro fez 63,654% com a juíza em C (resultado válido para o Desafio Brasil) e com HC Pátria somou 62,308%. A diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, Sandra Smith de Oliveira Martins, foi a juíza em C.

“Estou muito contente em ter ganhado esta prova; fiquei muito emocionado e quero continuar competindo”, contou Bruno Monteriso, que nasceu com dificuldade de visão, audição e equilíbrio, e se encontrou na equitação. Ele começou a montar em 2004 no Brasília Country Club. A ligação com o cavalo foi intensa desde o começo. Ele e sua irmã mais nova chegaram a fazer salto, enduro e adestramento.

Desafio_Bruno-podio

A família inteira se envolveu com o hipismo, chegando a adaptar a casa para receber um cavalo que fosse adequado ao Bruno e depois comprando uma propriedade rural e transformando-a num haras para receber cavalos em recuperação. Neste ano, aos 35 anos, Bruno teve uma grande conquista, ao vencer o Desafio Brasil na série elementar. O  adestramento, segundo sua mãe dele, Isabel Cristina, é a sua motivação de vida.

A elementar foi a série com maior número de participantes, sendo quatro conjuntos na categoria amador e dois na minimirim. A preliminar teve três amadores e um profissional. O amador Matheus Soares venceu com Oportuno do Rincão com 66,406%. Ele também ficou em segundo: com Residente do Rincão somou 60,000%.

O Desafio Brasil é uma prova estadual, que pode ser realizada junto com um ranking da federação, para a qual a CBH designa um juiz nacional para fazer o julgamento em C. No fim do ano, ao término da temporada de provas, são revelados os conjuntos vencedores e a federação estadual ganhadora do torneiro. Vencem os conjuntos que obtiverem maior pontuação com o juiz nacional em C.

Para tirar todas as dúvidas acerca da disputa, Adestramento Brasil pediu à diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, Sandra Smith Martins, que respondesse às perguntas enviadas a ela por e-mail. O objetivo foi esclarecer os mais diversos pontos sobre o Desafio Brasil. Confira aqui a matéria completa.

Em setembro, o Desafio Brasil terá etapa no Rio Grande do Sul (14 e 15/09) e em Minas Gerais (28 e 29/09). Em outubro, será a vez do Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13/12, mas até a última informação obtida por este noticiário não havia local definido.


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas convida os leitores a colaborar financeiramente com a produção editorial. 

2 respostas para ‘Em Brasília, Desafio Brasil tem 14 conjuntos; elementar é a mais concorrida’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.