Cinco juízes conferem maior assertividade à 6ª etapa da Copa CHSA

Copa-CHSA-patrocinadores-seloUm júri de campo composto de cinco juízes foi o diferencial da sexta etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, batizada de 3[SEG], realizada no último sábado 24/08. A prova, que valeu para o Troféu Eficiência, da Federação Paulista de Hipismo, e para o Desafio Brasil, teve quase 50 conjuntos competindo e a preliminar amador como a mais concorrida.

Na pista 1, na qual ocorreram as provas válidas para o Desafio Brasil, as séries preliminar, média 1, média 2, forte 1 e forte 2 foram julgadas por Sandra A. Smith de Oliveira Martins, Claudia Moreira de Mesquita, Márcio Navarro de Camargo, Natacha Waddell e Lindinha Macedo. Na prova, os competidores puderam ser julgados por um número maior de juízes normalmente, as provas nacionais têm três juízes. Um painel com cinco juízes confere maior assertividade na composição das notas. É por isto que as grandes competições, como foi recentemente com os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, contam com pelo menos cinco juízes e competições ainda mais importantes, como são os Jogos Olímpicos e Jogos Equestres Mundiais, têm sete juízes.

A sexta etapa contou para o Troféu Eficiência e valeu como Desafio Brasil. Foi a primeira vez que São Paulo participou desta competição para a qual a CBH designa um juiz nacional para fazer o julgamento em C e, assim, ter as notas de provas em diversas unidades federativas comparadas entre si. No fim do ano, ao término da temporada de provas, são revelados os conjuntos vencedores e a federação estadual ganhadora do torneiro. Vencem os conjuntos que obtiverem maior pontuação com o juiz nacional em C. Saiba mais sobre o Desafio Brasil.

Para Lindinha Macedo, na prova de sábado, os cavaleiros, de maneira geral, se mostraram mais atentos aos detalhes. “O que acaba ganhando uma prova e fazendo a diferença são os detalhes, isto é, a execução das figuras”, avaliou. A dica da juíza é que os atletas se atentem às figuras que têm peso dois, porque é onde podem ganhar mais pontos. “Você tem de entrar na prova com consciência do que vai fazer e onde pode ganhar mais pontos”, disse.

24 e 25 de agosto: 6ª etapa da Copa — 3 [SEG], válida para o Troféu Eficiência e  Desafio Brasil
Programa | Programa Desafio Brasil – CBH | Relação de inscritos | Ordens de entrada: pista 1 e pista 2  | Resultados Copa CHSA/FPH e Desafio Brasil 

Com seis concorrentes, a preliminar amador foi a mais disputada. Fabiana Maroni venceu com o puro sangue lusitano Garibaldi da Sasa por uma diferença de 0,343 ponto porcentual à frente de Alessandra Sadek com Novelo, ambas representando o Clube Hípico de Santo Amaro.  Garibaldi foi adquirido pela amazona em maio deste ano e, logo em seguida, foi castrado. O conjunto começou os treinos há cerca de dois meses e esta foi a segunda prova. “Estamos nos conhecendo e ele realmente é um professor; está me ensinando e acalmando. Eu sempre tive cavalo ansioso e ele é centrado”, contou.

Ao avaliar seu desempenho, Fabiana Maroni destacou o passo livre como um ponto alto. “Eu nunca consegui fazer um passo livre em cavalo nenhum, porque os meus sempre trotinavam. E com ele eu soltei a rédea na fivela, algo que eu nunca tinha feito”, disse. Sobre o que ainda precisa ser trabalhado, ela ressaltou os desenhos dos círculos de 15 metros e os trotes alongados.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na categoria profissional, Roberto Antônio Pereira de Souza Filho (Billy, como é conhecido), venceu a elementar com Sietse, a preliminar com Priuss e a forte 2 com Fantomen do Pagliarin. Na elementar e preliminar, ele montou animais da raça friesian, de propriedade da Estância do Dunga e que fazem atrelagem. “Os dois têm cinco anos e vieram da Holanda. Eu comecei a prepará-los aos três anos e, neste ano, comecei a trazer para prova. São cavalos muito mansos, que deixam montar e que têm bastante qualidade e bons andamentos”, contou. Billy Souza lidera a Copa CHSA com Sietse na elementar e com Priuss na preliminar.

Já na São Jorge, Billy Souza competiu com Fantomen, um puro sangue lusitano que está com ele e a esposa desde os três anos de idade. “Ele é nosso xodó. Foi um cavalo que foi investimento meu e da minha esposa. Ela ganhou um campeonato com ele quando era mais novo, eu fiz média 2 e ganhei e depois forte 1 e ganhei também o Campeonato Paulista e o Troféu Eficiência. Neste ano, subimos ele para a São Jorge. Esta foi a terceira prova dele e a cada competição vejo que ele melhora”, disse. O plano é competir o Campeonato Paulista e seguir pontuando na Copa CHSA de Adestramento.

Ainda na categoria profissional, com nota final de 67,718%, Ricardo Nardy (foto que abre a matéria) ganhou a média 2 profissional montando Impacto dos Diamantes, pelo Haras Faial. “O Impacto foi para casa quando tinha uns seis meses e comecei a montá-lo quando tinha uns 3,5 anos. Fiz preliminar e depois pulei para a média 2. Gosto muito do cavalo e acho que a prova foi bem bacana”, disse. O conjunto tem sido frequente nas provas, inclusive, disputando CANs. “Neste ano, coloquei ele em todas as provas. Ele é um cavalo muito dócil, fácil de montar, que aprende as coisas muito facilmente”, disse.

Na média 1 profissional, Jeferson Rodrigo Pereira fez 67,289% e venceu a série com Ferragamo Crystal. Em entrevista, ele contou que o cavalo está voltando agora às pistas e tem se mostrado bastante calmo e concentrando. Pereira monta Ferragamo desde que ele tem quatro anos e vem acompanhando a evolução do lusitano. “O objetivo nosso no centro de treinamento [Jeferson montou junto com Rogério da Silva Clementino um CT] é levar os cavalos para as provas internas e focar no Campeonato Brasileiro de novembro”, adiantou.

Acompanhe a página especial com a cobertura completa da temporada 2019 da Copa Santo Amaro de Adestramento

Fotos: Carol Chemin

4 respostas para ‘Cinco juízes conferem maior assertividade à 6ª etapa da Copa CHSA’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.