Copa Santo Amaro de Adestramento vai abrigar Desafio Brasil em São Paulo

Copa-CHSA-patrocinadores-seloPela primeira vez na história, será realizado em São Paulo o Desafio Brasil. Ele ocorre junto com a 6ª etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, nos dias 24 e 25 de agosto. A realização do concurso a São Paulo é um marco e coloca os concorrentes do Estado na disputa nacional.

O Desafio Brasil é uma prova estadual, que pode ser realizada junto com um ranking da federação, para a qual a CBH designa um juiz nacional para fazer o julgamento em C. Apesar de ser estadual, a prova conta pontos para o Ranking de Adestramento da CBH, como se fosse um CAN, sendo apenas necessário que o atleta esteja registrado na entidade (ter o ID CBH). No fim do ano, ao término da temporada de provas, são revelados os conjuntos vencedores e a federação estadual ganhadora do torneiro.

Vencem os conjuntos que obtiverem maior pontuação com o juiz nacional em C. No caso da competição por equipe, sai vencedor o Estado que, na somatória dos seus três melhores porcentuais (excetuando minimirim, mirim, iniciante, pônei e cavalos novos), obtiver a pontuação mais alta.

calendário_CHSA
Amplie o calendário

Além da competição, outro diferencial do Desafio Brasil é a realização de uma clínica com o juiz nacional. Houve também uma mudança na organização do evento. Pelas regras deste ano, os oito conjuntos com os melhores porcentuais na prova voltarão a se apresentar no dia seguinte, quando, além de terem as reprises julgadas pelo juiz enviado pela CBH, o concorrente terá 30 minutos para corrigir exercícios com aconselhamento do juiz. Confira as regras completas aqui.

Juízes nacionais residentes no Estado onde se realiza a prova poderão julgar o Desafio Brasil e terão o evento computado como julgamento oficial, o que contabiliza para manutenção no quadro de oficiais da CBH. Porém, o resultado que conta para comparação entre Estados no Desafio Brasil será apenas o resultado do juiz enviado pela CBH e localizado em C.

“A ideia do Desafio Brasil é a gente incentivar, mostrar e ensinar a modalidade, já que tem palestra ou prova-clínica após a competição. E é uma competição que, sem viajar, os cavaleiros podem se comparar entre si em nível nacional”, disse Sandra Smith, diretora de adestramento da CBH, acrescentando que tem recebido total apoio do Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, e dos clubes, como o CHSA, cuja diretora de adestramento, Ana Carolina Chemin, abraçou a causa, viu a relevância do Desafio Brasil e está promovendo.

Além de São Paulo, já têm agendadas provas do Desafio para agosto (17 e 18/8) no Distrito Federal; em setembro (14 e 15/9) no Rio Grande do Sul,  também em setembro (28 e 29/09) em Minas Gerais e dia 12 de outubro no Rio de Janeiro.  Pernambuco ainda não tem data fechada, mas provavelmente em novembro.

Em abril, a Confederação Brasileira de Adestramento (CBH) anunciou que vai arcar com as despesas do juiz nacional que for julgar as provas do Desafio Brasil nos Estados. A medida visa a baratear o custo da competição para as entidades organizadoras e, assim, incentivar que mais Estados entrem na competição, que segue o modelo do FEI Challenge.

A próxima prova da Copa CHSA, batizada de Magnetic Pet, ocorre dia 30/06 e será válida como Paulistão e também para o Troféu Eficiência.

Acompanhe a página especial com a cobertura completa da temporada 2019 da Copa Santo Amaro de Adestramento

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.