O Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre começa na próxima quinta-feira 15/08 com a inspeção veterinária. A competição, que será realizada no Centro Hípico do Gama, contará com a participação de 22 atletas representando três Estados brasileiros.
Os dois melhores resultados da prova individual (no segundo dia), na categoria principal (grau 1 ao 5) e com porcentual acima de 65% estarão qualificados para o próximo CPEDI na Europa, com local e data a serem definidos. Em julho, na busca por classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o time brasileiro de adestramento paraequestre teve vitórias no Hartpury Festival of Dressage, na Inglaterra. Os atletas estão tentando colocação para garantir a participação da equipe nos Jogos.
Em entrevista ao Adestramento Brasil, Marcela Frias Pimentel Parsons, diretora de adestramento paraequestre da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), avaliou que o paraequestre tem evoluído devagar, segundo ela, devido à falta de contato entre as federações e os centros de equoterapia, à formação de instrutores capacitados, a cavalos habilitados e também devido à questão financeira em se tratando de uma modalidade cara. “Acho que precisa de uma integração [maior] entre os centros de equoterapia e as federações para que mais atletas possam participar no paraequestre”, disse.
A juíza Claudia Mesquita é a presidente do júri, cujos membros são Arnaldo Conde Filho, Gabriel Varella, Maria Luiza Dal Pai e Sandra Andrea Smith. Atualmente, o Brasil tem três juízes de adestramento paraequestre e mais dois em formação. E Brasília segue sendo o lugar mais tradicional e mais forte no paraequestre.
- Programa do Desafio Brasil – Brasília
- Programa do Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre
No ano passado, o Campeonato Brasileiro Paraequestre teve 20 conjuntos, com atletas representando Brasília, São Paulo e Minas Gerais (foto que ilustra a matéria). O campeonato foi válido como qualificatória para duas competições internacionais, sendo uma delas os Jogos Equestre Mundiais.
Além do Brasileiro Paraequestre, o Centro Hípico do Gama sediará na mesma data o Desafio Brasil edição Brasília. Neste ano, o Desafio Brasil promete ser uma das mais disputadas competições nacionais. Além de São Paulo participar pela primeira vez, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais já confirmaram as provas.
Uma resposta para “Brasileiro Paraequestre qualifica dois atletas para CPEDI na Europa”