Brasileiro Paraequestre qualifica dois atletas para CPEDI na Europa

O Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre começa na próxima quinta-feira  15/08 com a inspeção veterinária. A competição, que será realizada no Centro Hípico do Gama, contará com a participação de 22 atletas representando três Estados brasileiros.

Os dois melhores resultados da prova individual (no segundo dia), na categoria principal (grau 1 ao 5) e com porcentual acima de 65% estarão qualificados para o próximo CPEDI na Europa, com local e data a serem definidos. Em julho, na busca por classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o time brasileiro de adestramento paraequestre teve vitórias no Hartpury Festival of Dressage, na Inglaterra. Os atletas estão tentando colocação para garantir a participação da equipe nos Jogos.

Em entrevista ao Adestramento Brasil, Marcela Frias Pimentel Parsons, diretora de adestramento paraequestre da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), avaliou que o paraequestre tem evoluído devagar, segundo ela, devido à falta de contato entre as federações e os centros de equoterapia, à formação de instrutores capacitados, a cavalos habilitados e também devido à questão financeira em se tratando de uma modalidade cara. “Acho que precisa de uma integração [maior] entre os centros de equoterapia e as federações para que mais atletas possam participar no paraequestre”, disse.

A juíza Claudia Mesquita é a presidente do júri, cujos membros são Arnaldo Conde Filho, Gabriel Varella, Maria Luiza Dal Pai e Sandra Andrea Smith. Atualmente, o Brasil tem três juízes de adestramento paraequestre e mais dois em formação. E Brasília segue sendo o lugar mais tradicional e mais forte no paraequestre.

No ano passado, o Campeonato Brasileiro Paraequestre teve 20 conjuntos, com atletas representando Brasília, São Paulo e Minas Gerais (foto que ilustra a matéria). O campeonato foi válido como qualificatória para duas competições internacionais, sendo uma delas os Jogos Equestre Mundiais.

Além do Brasileiro Paraequestre, o Centro Hípico do Gama sediará na mesma data o Desafio Brasil edição BrasíliaNeste ano, o Desafio Brasil promete ser uma das mais disputadas competições nacionais. Além de São Paulo participar pela primeira vez, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais já confirmaram as provas.


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas convida os leitores a colaborar financeiramente com a produção editorial. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.