Observatórias do paraequestre classificam três atletas para CPEDI na Europa

Vera Lucia Martins Mazzalli (grau 1), Flamarion Pereira da Silva (grau 3) e Thiago Fonseca dos Santos (grau 5) foram os atletas classificados nas observatórias para ir à Europa disputar provas internacionais (CPEDI) com o objetivo de obter os requisitos necessários para competir nos Jogos Mundiais de Herning, na Dinamarca, em agosto. O Time Brasil pode ter quatro conjuntos. Rodolpho Riskalla, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, e Sérgio Oliva estão escalados para a equipe e ambos já preencheram o requisito mínimo de elegibilidade para poder participar.

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=J56ZYZZLKPPV4&source=url

Para definir quais atletas ocuparão as duas últimas vagas do Time Brasil de Paraequestre, a Confederação Brasileira de Hipismo realizou três provas observatórias durante o início de março: em São Paulo, Minas Gerais e Brasília. As competições, que também contaram para o ranking CBH, tiveram seis conjuntos em SP; um em MG e nove em Brasília.

A diretora de paraequestre da CBH, Claudia Mesquita, avaliou como positivo o saldo das provas. “Fizemos reuniões com Ata, vet check em todos os lugares no primeiro dia de provas, antes, com espaço de tempo para iniciar a prova”, contou. A competição teve dois dias, sendo que apenas o segundo, com a reprise individual, que contou para classificação.

“Em São Paulo, tivemos uma observatória muito agradável, com o pessoal empenhado no trabalho e apareceram novos conjuntos, fora dos tradicionais”, disse. “Em Brasília, fizemos o vet check manhã, 8 horas, e a prova começou às 14 horas. Tivemos um nível técnico bom, com a Vera classificando”, completou — Flamarion Pereira da Silva e Thiago Fonseca dos Santos haviam obtido vaga no Campeonato Brasileiro de 2021.

Agora, os qualificados vão para Europa para tentar os requisitos de qualificação para o Mundial da Dinamarca. Dos três — Vera Mazzalli, Flamarion Silva e Thiago Santos — os dois melhores ficam pré-classificados para a equipe. Cabe à CBH, mais próximo ao Mundial, fazer a convocatória final dos conjuntos.

Para poder competir no Campeonato Mundial de Herning, os conjuntos (atletas e cavalos) do paraequestre têm de alcançar, em qualquer evento CPEDI 3* ou superior, durante o período de qualificação, que inclui os Jogos de Tóquio, um resultado de pelo menos 62%, atribuído pelo júri de campo, na reprises teste ou individual em seus respectivos graus. Confira a regra da FEI.

Vera Mazzalli, Flamarion Silva e Thiago Santos vão montar cavalos que serão alugados na Europa e eles terão alguns dias, antes do CPEDI, para conhecer os animais. Na próxima semana, adiantou Mesquita, a CBH se reunirá com atletas para definir as estratégias que serão usadas para ida à Europa, como, por exemplo, em quantas e quais provas participarão. “A CBH está buscando cavalos para alugar. A ideia é os atletas chegarem antes para treinar, em torno de dez dias antes da competição, para ter tempo de montar os cavalos e treinar”, disse Mesquita.

Confira programas, ordens de entrada e resultados:

04 e 05 de março — SHP (SP)
Paraequestre: Etapa São Paulo da prova observatória para formação Time Brasil para o Campeonato Mundial  => Programa | Ordem de entrada: 05/03 | Resultados: Gira / 04/03 – consolidadograu 2grau 3 e grau 4 / 05/03 – consolidado

06 e 07 de março — Centro Hípico Vila Boa Vista (MG)
Paraequestre: Etapa Minas Gerais da prova observatória para formação Time Brasil para o Campeonato Mundial => Programa | Resultados: 06/03 e 07/03

08 e 09 de março — Sociedade Hípica de Brasília (Distrito Federal)
Paraequestre: Etapa Distrito Federal da prova observatória para formação Time Brasil para o Campeonato Mundial => Programa | Ordem de entrada: 08/03 e 09/03 | Resultados: 8/3 e 9/3 Gira | Transmissão no Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.