A temporada 2019 da Copa Santo Amaro de Adestramento termina no próximo dia 8/12 com a realização da oitava e última etapa. Nela ficarão conhecidos os campeões e vice de cada série e categoria. Além de diversos sorteios aos participantes da etapa, os três primeiros colocados nas categorias na Copa de cada categoria receberão números para concorrer a um ano de estabulagem (apenas para sócios do clube) e a um ano de inscrição gratuita na Copa Santo Amaro de Adestramento 2020.
Para quem disputar a etapa final, haverá sorteio entre os participantes de produtos Vida Bela, kits de aromatizadores e sabonetes da Giorno e materiais oferecidos pela Cia do Cavalo.
O júri de campo tem como presidente a juíza internacional FEI 4* Claudia Moreira de Mesquita e como membros Márcio Navarro de Camargo, juiz FEI 2*, e Sérgio Castany de Fiori, juiz estadual (SP).
As inscrições e a reserva de baia e quarto de sela encerram-se na quarta-feira (04/12). As reprises a serem executadas das séries iniciante a forte 1 é a de número 3. Conjuntos da forte 2 devem executar a reprise intermediária ed. 2009 / atualização 2017 e os sênior top a de grande prêmio.
O clube também divulgou os resultados parciais da Copa CHSA atualizados até a sétima etapa. Para disputar a oitava edição da Copa Santo Amaro de Adestramento, os conjuntos têm de participar de, pelo menos, cinco das oito provas do calendário. Quem participar de mais etapas, conta com a possibilidade de descarte.
A classificação será feita pela somatória dos índices porcentuais das etapas, com descartes dos menores porcentuais. Diferentemente de anos anteriores, não há etapa obrigatória e nem provas com peso dois. Serão premiados com troféus os campeões e vice em cada série e categoria.
Cada cavalo pode ter duas participações em cada etapa, exceto nas séries estreante e pônei, nas quais os animais podem executar até três participações, sendo duas como estreante. Já o número de cavalos por concorrente é livre.
08 de dezembro: 8ª etapa (final) => Programa | Resultados parciais até 7ª etapa
Os vencedores — primeiro, segundo e terceiro lugares — Copa CHSA concorrem a um ano de estabulagem (sócios) no clube e a um ano de inscrição gratuita na Copa 2020 (sócios e não-sócios). A novidade consta do regulamento atualizado da competição. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão números para sorteio da premiação a ser realizado no final do ano.
Os sócios concorrerão (junto com os sócios do salto) a um ano de estabulagem e a um ano de inscrição gratuita na Copa Santo Amaro de Adestramento 2020. Os não-sócios concorrerão a um ano de inscrição gratuita. Os números serão distribuídos conforme a classificação, sendo que o 1º colocado recebe seis números; o 2º colocado, quatro números e o 3º colocado, dois.