As juízas internacionais Elizabeth McMullen (FEI 5*, pelo Canadá) e Kristi Wysocki (FEI 4*, pelos Estados Unidos) constam na lista de júri de campo tanto do concurso internacional (CDI 3*), como do Campeonato Brasileiro e da Taça Brasil de Adestramento, que ocorrem de 26 a 29 de novembro na Sociedade Hípica Paulista. A Confederação Brasileira de Hipismo divulgou programas atualizados em 6 de novembro (acompanhe aqui).
A confirmação da juíza cinco estrelas era necessária para o CDI 3* valer para obtenção dos requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements) para os conjuntos poderem competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. O juiz FEI 5* que estava anteriormente escalado, o francês Raphael Saleh, havia declinado de vir ao País, devido à Covid-19, o que foi solucionado com a entrada de Elizabeth McMullen (FEI 5*, pelo Canadá).
A presidência do júri do CDI 3* segue a cargo de Claudia Moreira de Mesquita (FEI 4* pelo Brasil) que conta com os membros Elizabeth McMullen (FEI 5*, pelo Canadá), Kristi Wysocki (FEI 4*, pelos Estados Unidos), Marcio Navarro de Camargo (FEI 2* pelo Brasil); Cesar Lopardo Grana (FEI 4* pela Argentina) e Sandra Andrea Smith (FEI 4* pela Argentina).
Já o júri de campo do Brasileiro e Taça Brasil, além de McMullen e Wyscocki, conta com Sandra Smith, diretora da CBH, como presidente; Claudia Moreira de Mesquita (FEI 4* pelo Brasil); Marcio Navarro de Camargo (FEI 2* pelo Brasil); Cesar Lopardo Grana (FEI 4* pela Argentina), Natacha Waddell (FEI 4* pelo Brasil) e Rosalind Macedo, juíza nacional. Lindinha Macedo não constava na primeira versão do programa. Houve baixa de Max Piraino Lyon (FEI 3* pelo Chile), que não integrará o júri nem do Brasileiro e nem do CDI.
Atenção a outras mudanças
- Uma mudança importante no Campeonato Brasileiro e na Taça Brasil é a forma de enviar a inscrição. Passou a ser obrigatório enviar a inscrição por meio do site https://www.gira.io/inscricoes e enviar cópia para os e-mails faleconosco@fph.com.br e vincenzo.freitas@shp.org.br. É necessário enviar comprovante de pagamento
- Valor da inscrição para big tour no CDI 3* baixou para R$ 800,00
- Ficou esclarecido de que para forte 2 sênior, sênior intermediário e especial não é necessário ter selo da CBH, necessitando apenas da documentação FEI e do ID CBH
- Inspeção veterinária do CBA e Taça Brasil será dia 26/11 (quinta) das 9 às 11 horas
- Média 2 júnior passou a ter provas de três dias, de sexta a domingo, assim como a forte 1 jovens cavaleiros (verificar as reprises nos programas)
- Mudança na reprise da forte 2 amador top de domingo para FEI Young Rider Freestyle
- Mudança em reprises de cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos (verificar no programa)
- O programa atualizado do CBA/Taça Brasil esclarece ainda quais embocaduras serão permitidas e em quais circunstâncias (como o pelham e bridão Neco para determinadas séries)
- Está especificado que para as provas nacionais deve-se permitir que dois dedos do comissário passem entre o chanfro do cavalo e a focinheira; para os eventos FEI, a regra é o dedo indicador do comissário-chefe passando entre a ganacha e a focinheira. No entanto, para o CBA, Taça Brasil e CDI 3* valerá a regra FEI.
Resumo dos dias
Quinta, 26 de novembro
- 9:00 – 11:00: Inspeção veterinária Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento
- 12:00: Inspeção veterinária CDI 3*
Sexta, 27 de novembro
- CDI 3*: provas FEI São Jorge, intermediária A e Grande Prêmio
- CBA e Taça Brasil:
- Cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos
- Forte 1 – jovem cavaleiro, amador e profissional
- Média 2 – júnior, juvenil, amador e profissional
- Elementar – juvenil, amador e profissional
Sábado, 28 de novembro
- CDI 3*: FEI intermediária 1
- CBA e Taça Brasil:
- Cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos
- Forte 2 – amador top
- Forte 1 – jovem cavaleiro, amador e profissional
- Média 2 – júnior, juvenil, amador e profissional
- Média 1 – juvenil amador e profissional
- Preliminar – mirim, juvenil, amador e profissional
- Elementar – minimirim, juvenil, amador e profissional
- Iniciante
Domingo, 29 de novembro
- CDI 3*: provas FEI intermediária A/B freestyle, intermediária 1 freestyle e GP freestyle
- CBA e Taça Brasil:
- Forte 1 – jovem cavaleiro
- Média 2 – júnior
- Média 1 – juvenil amador e profissional
- Preliminar – mirim, juvenil, amador e profissional
- Elementar – minimirim
- Iniciante
- Pôneis
Confira:
- Programa atualizado Campeonato Brasileiro e Taça Brasil
- Programa FEI – CDI 3*
- Matérias prévias de Adestramento Brasil sobre os concursos: