Qual é a diferença entre meia-volta sobre as ancas e meia-pirueta?

Você sabe diferenciar a execução de meia-volta sobre as ancas de meia-pirueta? Neste ‘Pergunte ao Expert’ (leia todos), Martina Irene Brandes, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e é atual treinadora da Interagro, explica que a meia-volta é um exercício preparatório para uma correta execução da meia-pirueta e dá dicas de como executar ambos os movimentos.

Confira as orientações:

“A diferença entre estes dois movimentos é o tamanho em que são executados, sendo a “meia-volta” maior que a “meia-pirueta”. A “meia-pirueta” é uma volta de 180 graus, executada em duas pistas com um raio igual ao comprimento do cavalo, em que os anteriores se movem em torno dos posteriores. São, geralmente, executadas ao passo ou galope reunido.

O cavalo deve estar ligeiramente encurvado na direção para onde está girando, permanecer “na mão” com um leve contato e manter a sequência das batidas da andadura.

Já na “meia-volta sobre as ancas”, o raio de execução do movimento é maior, onde é permitido ser de até um metro ao passo reunido e de até três metros ao galope reunido. Este movimento é um exercício preparatório para uma correta execução da meia-pirueta.

O que muda nas ajudas?
As ajudas de execução são as mesmas. O que realmente muda da meia-volta para a meia-pirueta é a exigência de maior equilíbrio, reunião e engajamento dos posteriores, obtendo assim um raio de execução menor do movimento.

Como saber se estou fazendo certo?
É mais simples comentar sobre o maior problema que ocorre na execução destes movimentos: a perda da impulsão! São duas as principais razões para tal.

Primeiro, o cavaleiro deverá tomar cuidado para não encurvar demasiadamente o cavalo. Segundo, deve-se ter muita atenção em manter a atividade do andamento. São erros importantes que resultarão na perda da impulsão, onde o cavalo terá a tendência de mover-se para trás ou lateralmente.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. A cada questão selecionamos um atleta profissional para respondê-la. Tem alguma pergunta? Envie para contato@adestramentobrasil.com 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.