O brasileiro Rodrigo Pessoa foi eleito para o comitê dos atletas da Federação Equestre Internacional (FEI) no salto e, no adestramento, a vaga foi ocupada por Yvonne Sylvia Losos de Muñiz, da República Dominicana. O anúncio foi feito no primeiro dia da Assembleia Geral da FEI, que está sendo realizada, de forma híbrida — pela internet e presencialmente na Cidade do Cabo (África do Sul) — de 10 a 13 de novembro.
Adestramento Brasil é um site jornalístico que traz as principais notícias da modalidade. Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam. Fomente a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
O comitê eleito vigorará entre 2022 e 2026. Os nomes foram revelados após o término do período de votação, que ocorreu de 1 de julho a 31 de outubro de 2022. Os atletas que foram
eleitos em cada disciplina da FEI têm um mandato não renovável de quatro anos. Foram eles:
- Salto: Rodrigo Pessoa (Brasil) *
- Adestramento: Yvonne Sylvia Losos De Muñiz (República Dominicana) **
- Evento: Bettina Hoy (Alemanha) **
- Condução E Condução Para-Equestre: Franz Schiltz (Luxemburgo) **
- Resistência: Sabrina Arnold (Alemanha) *
- Salto: Lambert Leclezio (França) **
- Adestramento Equestre: Erin Orford (Grã-Bretanha)*
*Cargo disputado com múltiplas candidaturas – veja aqui a lista de candidatos em cada disciplina.
**Incontestado (único candidato)
Os resultados completos da votação podem ser encontrados aqui.
O Conselho observou uma participação limitada da Comunidade de Atletas em termos de candidaturas recebidas, com apenas três disciplinas recebendo vários candidatos, bem como o participação limitada no processo de votação.
Para o Comitê de Adestramento da FEI foi nomeado Frederico Pinteus, de Portugal. Ele substitui Irina Maknami (Rússia) e terá mandato de quatro anos (2022-2026).
No adestramento, o Conselho aprovou emendas e esclarecimentos com relação às regras da Copa das Nações (FEI Dressage Nations Cup™) e diretrizes do campeonato de cavalos novos (FEI/WBFSH). A aprovação das regras do Ranking Mundial de Adestramento para 2023 foi adiada para a reunião do Conselho em dezembro de 2022, para acomodar o processo de consulta atualmente em andamento sobre as regras de classificação de licenças médica e de maternidade para todas as disciplinas.
Acesse documento completo aqui.
Assembleia geral
A Assembleia Geral é uma oportunidade para avaliar onde se está globalmente como esporte, ao mesmo tempo em que permite olhar para frente e criar roteiro para o futuro. Com seis disciplinas e 137 Federações Membros Nacionais, a FEI é uma comunidade diversificada. O sistema de qualificação olímpica de Paris 2024 para salto, adestramento e CCE será uma parte fundamental das discussões na África do Sul este ano.
Também será entregue o primeiro relatório da Comissão de Ética e Bem-Estar Eqüinos. A comissão foi lançada em junho de 2022 em resposta à crescente preocupação pública sobre o uso de cavalos no esporte e, em particular, para investigar formas de desenvolver uma estrutura prática que fortaleça a prática de esportes equestres em todo o mundo.
A Assembleia Geral será transmitida ao vivo e disponível no replay. Para mais informações, acesse o site oficial.
Foto: divulgação AGDF | crédito Susanjstickle.com