A segunda etapa da Copa CHSA Orlando Facada de Adestramento ocorre no próximo sábado (25/03) e contará com juízes estrangeiros no júri de campo. A prova ocorre concomitantemente com um concurso nacional (CAN). No mesmo fim de semana, o Clube Hípico de Santo Amaro recebe o primeiro internacional do ano, o CDI 1* e 2* que abre as observatórias para a formação do Time Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.
De acordo com o programa da prova, Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, juíza nacional e internacional FEI L3/4* pela Argentina, preside o júri, que conta com um representante pela Colômbia, Cesar Torrente (FEI L3/4).
Além deles, completam o quadro Natacha Waddell (FEI L3/4 pelo Brasil), Claudia Moreira de Mesquita (FEI L3/4* pelo Brasil) e os juízes nacionais Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo, diretora de adestramento da Federação Paulista de Hipismo, e Rui Cesar Melo.
As inscrições definitivas encerram-se na próxima terça-feira (21/3) e custam R$ 200. Para as séries de estreante a forte 1, as reprises exigidas são as de número 1 na versão atualizada 2023. Recentemente, a Confederação Brasileira de Hipismo divulgou os testes válidos a partir de 20 de março. Eles podem ser conferidos na página da Confederação Brasileira de Hipismo (acesse aqui).
O Brasil, assim como diversos países do continente americano, usa reprises emitidas pela Federação Equestre dos Estados Unidos (USEF). Periodicamente, a USEF e a Federação de Adestramento dos EUA (USDF) fazem modificações e ajustes nas reprises.
Os novos testes foram divulgados no ano passado. Nos Estados Unidos, entraram em vigor em 12 de dezembro de 2022 e valem até 30 de novembro de 2026. Para conhecer as reprises originais em inglês, clique no site aqui.
>>> Confira a cobertura especial da Copa CHSA Orlando Facada 2023.