O primeiro concurso internacional de 2023, que ocorre no Clube Hípico de Santo Amaro, de 24 a 26 de março, marca o início das observatórias para formação da equipe brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. O CDI 1* e 2* será realizado concomitantemente a um concurso nacional (CAN) e à segunda etapa da Copa Orlando Facada de Adestramento.
Diferentemente da seleção para o Sul-Americano, o processo será subjetivo e levará em conta seis critérios, entre resultados e condições veterinárias.
“As circunstâncias hoje são muito diferentes. Por um lado, temos conjuntos competindo em diversos países em datas e em concursos diferentes, algo nem sempre fácil de se comparar de forma direta. Por outro lado, temos o auxílio do Norbert Van Laak, um treinador que conquistou a confiança dos nossos atletas não só pelo conhecimento, mas também pela seriedade”, explicou Sergio de Fiori, diretor de adestramento da CBH ao Adestramento Brasil.
A Confederação Brasileira de Hipismo ainda vai divulgar uma lista longa com 15 conjuntos pré-selecionados que serão observados. As primeiras posições preenchidas por conjuntos de big tour e, caso existam vagas remanescentes, entram conjuntos de small tour.
A equipe do Brasil no Pan será composta por quatro conjuntos titulares e um reserva. O técnico da equipe principal, Norbert Van Laak, selecionará até seis conjuntos, sendo divulgados os cinco pré-qualificados, incluindo o conjunto reserva, e um conjunto que ficará em stand-by. A composição definitiva da equipe será anunciada até o dia 15 de setembro de 2023.
O CDI de março do CHSA tem como presidente do júri a juíza Sandra Andrea Smith (FEI L3/4* pela Argentina) e como membros Natacha Waddell (FEI L3/4* pelo Brasil) e Cesar Torrente (FEI L3/4* pela Colômbia).
A inspeção veterinária é na sexta, 24 de março. No sábado, serão disputadas, pelo CDI 2,as provas intermediária A em medium tour e de grande prêmio em big tour, além de prêmio São Jorge pelo CDI 1 em small tour. No domingo, as competições serão de intermediária B (CDI 2* em medium tour) e intermediária 1 (CDI 1* em small tour). Há ainda no programa provas internacionais de júnior e cavalos novos.
CAN e Copa Orlando Facada — Na mesma ocasião, serão realizadas provas nacionais em diversas séries e categorias, além da segunda etapa da Copa Orlando Facada de Adestramento. A primeira etapa foi em fevereiro.
- Concurso de adestramento internacional (CDI 1* | CDI 2*) => Página FEI | Programa CDI |
- Concurso de adestramento nacional (CAN) => Programa CAN |
- 25/03 – 2ª etapa da Copa Orlando Facada de Adestramento => Programa Copa
Uma resposta para “CDI no CHSA marca início das observatórias para o Pan”