Comissão de ética e bem-estar equino apresenta 24 recomendações no FEI Sports 2023

Um projeto contendo 24 recomendações para garantir o bem-estar dos cavalos no esporte equestre foi apresentado pela Comissão de ética e bem-estar equino (EEWB) e recebeu forte apoio dos delegados que participaram do Fórum Esportivo anual da Federação Equestre Internacional (FEI Sports Forum), que ocorre dias 24 e 25 de abril em Lausanne, na Suíça. As recomendações incluem medidas que a FEI e a comunidade equestre em geral podem adotar para alcançar padrões mais elevados de bem-estar do cavalo por meio de responsabilidade individual e coletiva, confiança, transparência, reatividade e avaliação independente.

Essa foi a primeira vez que a Comissão EEWB realiza consultas pessoais com a comunidade equestre em geral sobre seu trabalho e descobertas, desde que foi criada pela FEI em junho de 2022. O presidente da FEI, Ingmar De Vos, ressaltou que a conexão cavalo-humano é profunda, é um relacionamento secular que evoluiu com cavalos desempenhando papéis vitais na sociedade.

“Se nosso relacionamento com os cavalos e, consequentemente, nosso esporte, resistir ao teste do tempo, precisamos reafirmar a essência de nosso relacionamento com os cavalos e garantir uma boa vida para nossos parceiros equinos com um curso de ação tangível”, destacou De Vos.

Sob a liderança de Natalie Waran, a Comissão de Ética e Bem-Estar Equino apresentou um conjunto de recomendações preliminares que a FEI e a comunidade equestre agora têm para consideração. De Vos disse esperar que este processo sirva para fortalecer a licença social para operar, reafirmando a confiança do público no que a FEI faz.

Após o feedback dos delegados durante o Fórum Esportivo da FEI, a Comissão apresentará todas as recomendações propostas ao Conselho da FEI para aprovação, antes da Assembleia Geral da FEI que será realizada na Cidade do México em novembro deste ano.

>>> Confira as 24 recomendações

O objetivo do trabalho da Comissão EEWB é considerar de forma independente as questões de interesse público e equestre que possam afetar a aceitação social contínua do envolvimento de cavalos no esporte. Especificamente, a Comissão foi encarregada de fornecer aconselhamento e recomendações independentes à FEI para garantir que o bem-estar dos equinos seja salvaguardado por meio de políticas e práticas éticas e baseadas em evidências em relação ao treinamento, gerenciamento, desempenho e práticas de competição, e para melhorar a licença social do esporte para operar (SLO).

A primeira apresentação da Comissão EEWB para a Assembleia Geral da FEI foi na Cidade do Cabo em novembro de 2022 e abordou a necessidade de mudança, delineando o papel da Comissão de Ética e Bem-Estar Equino como “amigos críticos”. Os delegados receberam os resultados de duas pesquisas de grande escala encomendadas pelo EEWB (uma de opinião pública e outra de opinião equestre) e um esboço do trabalho que estava sendo feito para desenvolver uma abordagem estratégica para abordar as principais áreas prioritárias de equinos bem-estar.

A presidente da Comissão de Ética e Bem-Estar Equino, Natalie Waran, disse que a proposta da Comissão é centrada no bem-estar para sustentar a participação equina no esporte agora e no futuro; e visa a abordar questões éticas relacionadas ao envolvimento equino no esporte, bem como durante a vida de um cavalo”.

“Esperamos que a visão de uma boa vida para os cavalos e as recomendações preliminares associadas, que foram informadas por meio de pesquisas e engajamento com a comunidade equestre e o público, ajudem a informar e inspirar uma direção positiva. Ao aceitar esta visão para o futuro, acreditamos que a FEI terá um ponto de partida sólido para efetuar uma mudança real na mentalidade e nas práticas dos esportes equestres”, afirmou Waran.

FEI Sports Forum 2023
A 11ª edição do FEI Sports Forum conta com 265 delegados representando mais de 50 nações participando pessoalmente na Suíça. O evento começou nesta segunda e foi aberto pelo presidente da FEI. A primeira sessão foi dedicada a um relatório provisório emitido pela Comissão de Ética e Bem-Estar Equino e seu curso recomendado para ação futura, seguido de uma sessão de perguntas e respostas dedicada entre os painelistas – compostos por membros da Comissão – e os delegados do Fórum.

O dia continua com a sessão TechQuestrian, onde serão apresentadas as principais plataformas online da FEI de forma interativa, e terminará com uma atualização sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.

As discussões no segundo dia do Fórum Esportivo serão em 25 de abril com uma sessão abrangente sobre o custo dos eventos de salto, que será um diálogo aberto com os atletas, proprietários, oficiais e organizadores. O FEI Sports Forum 2023 continuará com uma apresentação e atualização sobre os Requisitos dos Principais Eventos e terminará com uma sessão sobre as Regras de Endurance da FEI, que este ano estão passando por uma revisão completa.

Aqueles que não estiverem participando do evento pessoalmente poderão acompanhar as discussões ao vivo no hub online.

>>> Saiba mais da Comissão EEWB no FEI Sports Forum 2023

Com informações da FEI | Foto divulgação FEI / Richard Juilliart

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.