O cavaleiro Vinicius Miranda da Costa, que foi medalha de ouro por equipe e bronze individual nos Jogos Sul-Americanos de Assunção no ano passado, ingressou no quadro da diretoria da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL). Miranda fará parceria com o atual diretor de adestramento, o juiz internacional (FEI L1 2*) Marcio Navarro Camargo, para cuidar dos assuntos relacionados à modalidade olímpica.
Ao Adestramento Brasil, o cavaleiro, que também é representante dos atletas na Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), explicou que a divisão visa a fomentar a modalidade.
“A ideia era me colocar pra entender as necessidades dos competidores, melhorar a condição para os cavaleiros e cavalos e ajudar na organização das provas. O Camargo vai ficar mais com a questão dos julgamentos, organização de juízes etc.”, disse.
Vinicius Miranda, 27 anos, integrou a equipe brasileira que conquistou a medalha de ouro no Odesur 2022, habilitando o Brasil a competir por time nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago. No Paraguai, Miranda levou o bronze individual.
O cavaleiro já treinou e competiu com Johan Zagers, na Alemanha, e hoje tem seu próprio centro de treinamento, o VM Dressage Stables, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, junto com Joana Marie Sliwik. Também monta na Sociedade Hípica Paulista e no Clube Hípico de Santo Amaro.
Foto: Luis Ruas — divulgação ABPSL