3ª etapa da Copa CHSA Orlando Facada mostra força dos amadores

As séries elementar e preliminar foram as mais disputadas na 3ª etapa da Copa CHSA Orlando Facada, sendo o maior número de concorrentes não-profissionais, o que mostra a força dos amadores. A prova valeu como temporada oficial de adestramento da Federação Paulista de Hipismo e teve 49 conjuntos na disputa.  

“Vimos conjuntos interessantes em todas as séries, vindos de diversas entidades. Vimos uma participação expressiva de amadores, inclusive, levando familiares e amigos, o que é muito bom”, destacou o juiz nacional e que também é diretor de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, Sergio de Fiori.

O juiz nacional e internacional (FEI L1 / 2*), Márcio Camargo, também destacou o número de concorrentes e a participação de hípicas de fora, “É um sinal de que o adestramento no CHSA tem crescido. A hípica de fora, como a Eldorado e a do Por do Sol, levaram bastante concorrentes. Teve também a presença de iniciantes e da escola do CHSA, com provas bem feitas”, apontou. 

A prova teve uma relevância ainda maior, porque fez parte do cronograma oficial da Federação Paulista de Hipismo, contando pontos para o Troféu Eficiência. Foram 13 concorrentes tanto na preliminar quanto na elementar; quatro iniciantes, além de média 1 (seis), média 2 (quatro), forte 2 (quatro) e outros. Em cavalos novos, dois animais disputaram a categoria de quatro anos e um na de cinco anos — todos representando a Coudelaria Ilha Verde. 

“Há espaço para aumento das notas de muitos conjuntos amadores, mas, como sempre, é importante focar no básico, que é escala de treinamento e assento independente. São temas que não se esgotam, e isso tem que ser compreendido o quanto antes”, apontou Fiori. 

Para Camargo, o nível das apresentações nas provas “está cada vez melhor”. 

Maria Helena Santana e Silva ganhou a iniciante montando Leo Santana com 64,792%. Na elementar escola, a vitória ficou com Ellen Nesic que montou Romanceira para 67,356%. Na aberta, Angela Flavia Logullo Waitzberg fez 64,195% com Austin e ficou em primeiro. Apenas Marina Belolli concorreu como profissional; ela montou Salamandra MR Chap e fez 63,276%. Na minimirim, Stella Beatriz Amorim Amabile também não teve concorrentes; ela fez 67,012% com Gulliver do Retiro.

Em preliminar, Luiza Malizano ganhou na categoria escola com 66,162%.Erivaldo Galvão levou a profissional com Murano CNSF (64,848%) e Leonardo Vani Fernandes ficou em primeiro na aberta com Mistica LU (67,879%). 

Rafael Gruman ganhou a média 1 profissional com Nemo CAC (65,812%) e Alessandra Chelb Sadek ficou em primeiro lugar na aberta montando Quatrina (66,411%). Na média 2, Isabela do Valle Arenzon venceu com Protecnica Luar dos Diamantes (65,219%). Tanto a aberta, como a júnior apenas tiveram um competidor. Jessica Forgach Serwaczak na média 1 fez 66,316% com Eufrates HPS e Serena Van Parys Prada Piergili pontuou 63,421% com Formosa Itapua-STA.

Serwaczak também se apresentou sozinha na forte 2, quando fez 65,784% com seu Ideal do Vouga. Em sênior, Joana Marie Sliwik ganhou com Intef Interagro (67,843%). 

Único na especial, Murilo Augusto Machado fez 66,884% no grande prêmio com Jorge V.O. 

Já em cavalos novos, Patronos V.O finalizou com 82,800% em quatro anos e Ornello V.O. com 77,600% em cinco anos. Ambos foram apresentados por Eduardo Alves de Lima.

Reveja as apresentações:

Copa Orlando Facada de Adestramento 2023
Com oito etapas previstas para 2023, a Copa CHSA Orlando Facada de Adestramento começou em fevereiro e segue até novembro. Para seguir o ranking e disputar o título de campeão ou vice-campeão, o conjunto deve, obrigatoriamente, ter participado de, no mínimo, quatro etapas. Caso faça mais etapas, serão computados os quatro melhores resultados.

Ao final da Copa, campeão e vice-campeão de cada série e categoria receberão troféus. No caso da impossibilidade da realização de uma etapa, a comissão organizadora tomará providências para que o concorrente não sofra prejuízo em função dessa impossibilidade.

A Copa Santo Amaro de Adestramento foi rebatizada de Orlando Facada em homenagem ao único cavaleiro que conquistou medalha individual de bronze em Jogos Pan-Americanos.

Em 2023, o ranking do Clube Hípico de Santo Amaro agita o calendário hípico paulistano com provas realizadas junto com etapas da Federação Paulista de Hipismo, válidas para o Troféu Eficiência, e também com concursos internacionais (CDIs) e nacionais (CANs).

Foto: reprodução da transmissão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.