O curso de formação de treinadores de adestramento e trabalho de plano do Dressage Team RS, que consta do programa de certificação da Confederação Brasileira de Hipismo, entra em seu oitavo módulo e terá como convidado o diretor de adestramento da CBH, Sergio de Fiori. O módulo, penúltimo do curso, será lançado em dezembro e aborda exercícios e figuras do adestramento, desde o nível mais básico até o mais elevado. Por ocasião da Black Friday, a organização oferece desconto de 50% para quem adquiri-lo na sexta-feira (24/11).
O oitavo módulo tem como objetivo, de acordo com Clara Machado, idealizadora do curso e que também é juíza estadual e FEI Coach Level II, fazer o aluno compreender conceitualmente o que é cada exercício, para que se faz cada um dos exercícios e figuras — seja por exigência em provas ou por condicionamento físico dos cavalos — e como se executa corretamente estes exercícios e figuras. Além disso, o módulo contará com a participação especial de Petra Garbade falando sobre quais conjuntos musculares cada exercício aciona, quais os benefícios das corretas execuções e quais os eventuais problemas oriundos da prática incorreta.
Todos os módulos recebem um convidado para um bate-papo online. Uma verdadeira aula sobre sobre o tema abordado. No oitavo, Sergio de Fiori falará sobre a execução de algumas figuras, trazendo elementos de como se executa algumas delas. Fiori não apenas é diretor da CBH, ele atua há 15 anos como treinador, dá aulas de equitação, palestras e workshops voltados para amadores e profissionais do hipismo e é titular do Centro de Treinamento Villa Jalna Dressage, em Campinas/SP. Trabalhou com grandes nomes do adestramento como Jan Brink, na Suécia em 2006, e Hasse Hoffmann, na Dinamarca em 2005. Também é juiz nacional de adestramento; foi campeão sul-americano de jovens cavaleiros por equipes, em 2001; ganhou CDIs em São Paulo (2016 e 2017), e, neste ano, foi terceiro lugar no CDI 1* em Tatui.
Depoimento de quem faz — “Sou uma cowgirl, o que significa que não sou da área do adestramento nem das modalidades clássicas, mas acima de tudo amo cavalos e o processo de aprendizagem deles, amo o processo de ensiná-los. E ficava curiosa quando via as provas de adestramento para entender o que eles realmente estavam fazendo, o que estava sendo avaliado. Então, há muito tempo eu estava buscando alguma forma para aprender mais sobre o tema sobre essa modalidade até que finalmente encontrei o pessoal do Dressage Team RS. Já acompanhava eles nas redes sociais e não tive dúvida ao adquirir o curso, era minha oportunidade não só de entender e aprender sobre o dressage mas de me qualificar!”, contou Francini Cheval, aluna do curso.
Francini relatou que o conteúdo do curso tem a surpreendido. “Estou gostando muito do curso, porque ele abrange tantas coisas e tantas áreas que, muitas vezes, negligenciamos na prática do esporte equestre. Ele ajuda a sistematizar não somente o treinamento do cavalo, mas também o do cavaleiro, fala sobre todas as áreas tanto do treinamento em si, como também sobre biomecânica, psicologia do esporte, como preparar treinos / aulas e assim sempre pensando tanto no cavalo como no ser humano, aprimorando-se o conjunto!”, destacou. “É aprendizagem e aprimoramento pessoal que reflete na qualidade de vida dos cavalos e só tem a agregar para os esportes equestres em geral sejam clássicos ou western”, finalizou.
O curso completo tem nove módulos e o aluno, para avançar de um módulo para o outro, precisa responder a uma avaliação e obter nota mínima de sete para poder assistir ao próximo módulo. “Uma vez adquirido o curso o aluno tem acesso permanente, podendo rever e estudar novamente a aula que quiser. As aulas são 100% online e ficam gravadas. O curso tem também uma mentoria mensal com uma aula ao vivo por mês para tirar dúvidas e promover o debate com professores e alunos. Nesta Black Friday, somente no dia 24 de novembro, o curso poderá ser adquirido com 50% de desconto. O valor do curso, que soma 127 horas-aula, custa, normalmente, R$ 1297,00 e, na Balck Friday, sairá por 648,50”, disse Clara Machado.
O curso de formação de treinadores de adestramento e trabalho de plano foi criado pelo Dressage Team RS, que é encabeçado por Clara Machado e Luiza Squeff, que também é atleta profissional de adestramento e FEI Coach Level I. Para inscrição e mais informações, clique aqui para acessar o site.
>>> Leia também:
- Biomecânica: o fundamental para saber para melhorar a equitação
- Entender o funcionamento do cérebro pode melhorar o desempenho de atletas
- Controlar o nervosismo é chave para o sucesso nas provas
- O que separa um bom treinador de um razoável ou ruim?
- Você prepara suas aulas com antecedência? Entenda importância do planejamento
- Alex Titan, da CBH, explica importância do Programa de Certificação de Treinadores
- Curso certificado pela CBH forma treinadores de adestramento e trabalho de plano
Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o apoio do Dressage Team RS.



Com a participação de Sergio de Fiori, diretor de adestramento da CBH, o oitavo módulo promete uma análise conceitual aprofundada dos exercícios e figuras, contribuindo para uma compreensão mais sólida dos fundamentos do adestramento.
A abordagem prática, aliada às contribuições de convidados especializados, como Petra Garbade, destaca a abrangência do curso, que vai além do treinamento do cavalo, explorando temas como biomecânica e psicologia do esporte.
O depoimento positivo de Francini Cheval ressalta a qualidade do conteúdo, evidenciando sua aplicabilidade tanto para quem busca entender mais sobre o dressage quanto para aqueles que desejam se qualificar e aprimorar tanto o treinamento do cavalo quanto do cavaleiro.
CurtirCurtir