Palestra discute morfologia de cavalos de adestramento e salto

ATUALIZADA* — Analisar as características físicas do cavalo ajuda a entender para qual modalidade o animal é mais apropriado. Este será um dos assuntos discutidos na palestra “Morfologia: adestramento x salto”, ministrada pela médica veterinária e criadora de Brasileiro de Hipismo Adriana Busato, no dia 1º de setembro, na Sociedade Hípica Paulista.

De acordo com Busato, a apresentação vai comparar as morfologias obrigatórias para um animal de alta qualidade das duas disciplinas e discutir os pontos em comum que podem direcionar um potro para uma ou outra disciplina mesmo que a genética não indique que determinado animal possa ter sucesso. Em nota, Angela Marchi, diretora de adestramento da ABCCH, disse esperar cerca de 80 pessoas e pretender alcançar País inteiro, já que haverá transmissão ao vivo pelo youtube.
AdrianaB Assessoria2

Busato é médica veterinária formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPr), com mestrado e pós-graduação em ciências veterinárias. Especializou-se na criação de cavalos desportivos e há 35 anos é proprietária do Haras FB, onde cria cavalos da raça Brasileiro de Hipismo na região de Curitiba. Por 15 anos foi professora-adjunta de equídeocultura e conformação e julgamento de equino do setor ciências agrárias da PUC-PR.

Atualmente, é inspetora regional do núcleo Paraná da ABCCH (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo), juíza nacional da ABCCH, veterinária oficial da Confederação Brasileira de Hipismo, amazona amadora de salto, competindo na categoria 1,30 m (já competiu em adestramento) e fornece assessoria técnica no estudo genético e morfológico das matrizes e cruzamentos para criadores do Brasil inteiro.

Organizada pela diretoria de adestramento do BH, a palestra ocorre às 19 horas, na SHP, e não tem custo para participar. Marchi destacou que esta será a segunda palestra  do ano patrocinada pela ABCCH. A primeira ocorreu no CHSA no mês de julho com a juíza Natacha Waddel.

De acordo com a diretora, a ABCCH terá outras iniciativas online até o fim da temporada, para que o público de outras regiões possa participar pelo canal Youtube. Nesta palestra não haverá interação ao vivo pela internet, devido à quantidade de público presente. Para as próximas edições, a ideia é oferecer interatividade virtual com o palestrante.

* Atualizada em 22/8 para acréscimo de informações.

Fotos: divulgação / Adriana Busato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.