Giovana Pass divide ensinamentos em clínica no CHSA

Como posicionar as pernas durante o alto, a importância da respiração e técnicas para efetuar boas transições foram algumas das dicas que Giovana Pass compartilhou com cavaleiros e amazonas durante clínica de adestramento no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) no último sábado (12/8).

A amazona, que disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016, ministrou aulas individuais para cinco conjuntos de nível iniciante a intermediário com aproximadamente uma hora de duração cada. As aulas começaram com uma avaliação do conjunto, que serviu como base para Pass identificar as necessidades específicas do conjunto para que pudessem ser endereçadas.

“A melhor coisa da clínica é conseguir divulgar o esporte. O que eu procurei transmitir não foi apenas a mecânica de fazer prova e, sim, o entendimento do que é a boa equitação”, explicou Giovana Pass ao Adestramento Brasil. “A base é universal e pode ser aplicada a todas as modalidades e a todos os cavalos. O adestramento é a busca constante da perfeição e, assim, é um trabalho contínuo e sem fim.”

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Amazona iniciante, Carolina Parreira destacou a calma de Giovana Pass na hora de transmitir as lições. “Ela é muito legal, passa tranquilidade e deu a aula no meu ritmo”, contou. “Uma dica bacana foi, nas transições baixas, do galope para o trote e do trote para o passo, para a gente respirar. Puxar o ar e, quando for fazer a transição, soltar. E, nas transições para cima, olhar a letra e começar a contar ‘um, dois e três’. No três, já estará na posição de pedir. Funcionou para mim.”

Pass ressaltou que a modalidade impõe aprendizados cotidianos. “Todos nós, do iniciante ao olímpico, aprendemos todos os dias. Cada minuto na sela nos traz algum tipo de ensinamento. Precisamos estar dispostos a aprender continuamente e nunca achar que sabemos o bastante”, frisou.

Fabiana Maroni, uma das organizadoras e também participante do evento, contou que a clínica surgiu da ideia de incentivar o adestramento, inclusive entre os participantes de prova. “A clínica atendeu às expectativas. Ela deu dicas muito bacanas e contou um pouco sobre como faz nas provas, ela tem muitas horas de provas”, disse. Uma passagem que marcou Fabiana foi a orientação sobre a importância de respirar durante o passo livre. “A partir do momento que inspiramos, relaxamos e, automaticamente, relaxa o cavalo. Esta dica foi perfeita”, contou a amazona que compete na categoria preliminar.

Giovana Pass decidiu doar toda a renda arrecadada com a clínica para o projeto da equoterapia do CHSA. No mesmo dia do evento, o clube realizou almoço e bingo beneficente para arrecadar fundos para a equoterapia.

Prova

O CHSA sedia no próximo domingo 20/8 a quarta etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, válida como 12ª etapa do Campeonato Paulista de Adestramento (CPA), da Federação Paulista de Hipismo (FPH). O júri de campo será composto pelas juízas Natacha Waddell e Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo. O site Adestramento Brasil analisou as notas dos conjuntos nas três etapas que já ocorreram. Confira nesta matéria o desempenho dos competidores.

2 thoughts on “Giovana Pass divide ensinamentos em clínica no CHSA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s