Claudia Mesquita, juíza: “O canto é o segredo do adestramento”

Quais são os critérios que os juízes usam para dar notas nas provas? Em que momentos amazonas e cavaleiros, principalmente os amadores, perdem mais pontos? Em entrevista em vídeo para o Adestramento Brasil, a juíza nacional e internacional quatro estrelas Claudia Mesquita destacou que qualidade do movimento e ritmo são essenciais em uma prova de adestramento. 

Mesquita explicou os aspectos fundamentais nos quais os juízes baseiam os julgamentos das provas e reforçou a necessidade da qualidade do movimento. De acordo com ela, vale mais fazer com qualidade, mas um pouco fora da letra, do que malfeito acertando o local exatamente. Com relação às exigências das categorias, a juíza explicou que, à medida que o conjunto vai subindo de categoria, os juízes buscam mais perfeição nos movimentos que constavam das séries anteriores.

Na entrevista, Mesquita deu algumas dicas também sobre como melhorar o desempenho nas provas, por exemplo, acertando a geometria dos desenhos e usando os cantos para reunir e acertar o cavalo. “O canto é o segredo do adestramento; é onde você trabalha o cavalo.”

Claudia Mesquita acumula experiência de 25 anos como juíza. Antes de seguir carreira julgando provas, Mesquita competiu durante cerca de 30 anos em adestramento desde a categoria Children até Grande Prêmio, acumulando diversos títulos, como campeã brasileira e paulista, sendo integrante da equipe brasileira. Confira o bate-papo:

Confira também:

3 thoughts on “Claudia Mesquita, juíza: “O canto é o segredo do adestramento””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s