Você já deve ter se deparado com as nomenclaturas big tour e small tour ao ler sobre concursos internacionais de adestramento. Mas o que são esses tipos de competição? A Federação Equestre Internacional (FEI) divide os campeonatos de níveis avançados em quatro combinações: small, medium, under 25 e big tours.
Cada uma das turnês apresenta uma composição de reprises, agrupadas conforme a dificuldade de execução. Nos concursos, a combinação das reprises pode variar, dependendo, por exemplo, da quantidade de dias. O objetivo da FEI com as diferentes rodadas é ajudar cavalos e cavaleiros se desenvolverem e progredirem da São Jorge para o Grande Prêmio.
Mais adotadas, as rodadas small e big fazem parte do calendário brasileiro de competições internacionais. No primeiro CDI3* de 2017, as provas de small tour valeram como classificatórias para os Jogos Sul-Americanos Odesur 2018, a serem realizados em maio de 2018 em Cochabamba na Bolívia. Já as provas de big tour serviram para obtenção de índice qualificativo para os Jogos Equestres Mundiais (WEG, na sigla em inglês), que ocorrem de 10 a 23 de setembro de 2018 em Tryon (EUA).
Leia também: Entenda as siglas dos concursos
Em outubro, ocorre o segundo CDI3* deste ano, que promete reunir conjuntos interessados em disputar o Sul-Americano e WEG. A prova será julgada pela Cara Whitham, juíza 5*, e também pelo argentino Cesar Lopardo Grana (4*), pelo chileno Max Piraino Lyon (3*) e por Sandra Smith (3*). À brasileira Claudia Mesquita (4*) coube a presidência do júri.
Small tour
Prêmio São Jorge
Intermediária I
Intermediária I Estilo Livre (Freestyle)
Medium tour
Intermediária A
Intermediária B
Intermediária II
Under 25
Intermediária A
Intermediária B
Grande Prêmio 16-25
Grande Prêmio 16-25 Estilo Livre
Grande Prêmio Estilo Livre
Intermediária II
Big tour
Intermediária II
Grande Prêmio
Grande Prêmio Estilo Livre
Grande Prêmio Especial
Fonte: Tour Guide — USDF
Foto: Isabell Werth em Rio 2016 / Crédito: FEI


6 respostas para ‘Entenda o que significa big e small tours nos concursos internacionais’