Small tour deve ter disputa acirrada no CDI3* de julho

No início de julho, os conjuntos entram em pista para disputar vagas nas equipes que defenderão o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais (WEG) e no concurso de adestramento internacional (CDI) de Buenos Aires, em novembro, que vale vaga para os Jogos Pan-Americanos. Enquanto no grande prêmio, quatro conjuntos contam com os índices necessários a disputar WEG em setembro nos Estados Unidos, em small tour, a disputa segue acirrada.

WhatsApp

No primeiro CDI3* realizado neste ano no Brasil, no Centro Hípico de Tatuí, Sarah Waddel dominou as provas de small tour. Montando Quixote Bojangles, a medalhista pan-americana venceu as três provas. Na reprise prêmio São Jorge, foi campeã com nota média final de 69,909%; na intermediária I, atingiu 70,206%, e na estilo livre, também inter I, fez 72,550%.

Luiza Tavares de Almeida com Baluarte do Vouga foi vice-campeã nas três provas: na PSJ com 66,697%; na intermediária I com 67,088% e na estilo livre 69,605%. Estreante em provas internacionais, Yara do Amaral Fernandes com Dileto HI ficou na terceira colocação na PSJ (66,152%).

Já Rodrigo Evangelista com Colosso do Azeredo classificou-se em 3º lugar na intermediária I (65,794%) e na intermediária I freestyle (68,250%). Victor Trielliu Ávila, com Al Pacino Comando SN, ficou em 4º nas três provas, obtendo 65,212% na PSJ, 65,676% na inter I e 67,455% na estilo livre.

Os conjuntos competindo nas provas que compõem o chamado small tour estão sendo observados pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para formação do time que disputará o Campeonato Sul-Americano em novembro na Argentina, que qualifica o País para Lima 2019.

>>> Confira como estão as notas nas disputas do CDIs

Em entrevista para o Adestramento Brasil, a juíza FEI 4* Claudia Mesquita ressaltou a qualidade dos conjuntos disputando as provas São Jorge. “Em Tatuí, além do CDI, teve o CAN com o mesmo programa, que teve qualidade espetacular. Não sei por que os conjuntos não entraram no CDI, mas acho que deveriam aparecer nos próximos. Têm grande potencial para o Pan-Americano, são cavalos excepcionais, muito bons”, disse.

Mesquita julgou em outros países as seletivas para os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que servem de classificatória para o Pan. “Fui à Guatemala, à Colômbia e aos Estados Unidos, onde tinha o pessoal da Costa Rica, da Guatemala e de diversos outros países competindo. A média deste pessoal na PSJ está oscilando entre 66% a 69%. Nos EUA, havia um rapaz da Venezuela que estava na faixa dos 69%-70%, montando um cavalo esplendido. Então, se o Brasil se preparar e tiver cavalos na faixa dos 70%, 71%, mas isto confirmado, podemos tentar brigar por uma medalha no Pan. Já brigamos pelo bronze, agora temos de pensar na prata”, destacou.

Sandra Smith, diretora de adestramento da CBH, já havia dito que a equipe deve ser composta, preferencialmente, por conjuntos que estejam obtendo notas acima dos 69% nas provas prêmio São Jorge e intermediária 1. O Brasil tem de ficar entre os três melhores times da América do Sul no CDI da Argentina para conquistar vaga para disputar para Lima em 2019, que, por sua vez, garante aos mais bem-colocados duas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“As pessoas dizem que não é difícil o Brasil ficar entre os três primeiros na Argentina, mas precisamos olhar no longo prazo para trabalhar para uma boa apresentação no Pan-Americano em Lima para conseguir medalha de ouro ou prata e podermos ir com equipe para a Olimpíada”, detalhou.

As inscrições para o CDI3* e para o Campeonato de Adestramento Nacional, que serão realizados de 5 e 8 de julho na Sociedade Hípica Paulista (SHP) encerram-se dia 26 de junho. A juíza internacional FEI 5* Janet Foy vai compor o júri de campo do CDI ao lado dos juízes FEI 4* Claudia Mesquita, Sandra Smith, Cesar Lopardo Grana e Cesar Torrente. Para o CAN, estão escalados três juízes não-brasileiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.