Saiba como funciona a inspeção veterinária

As competições nacionais, como o CAN e o Campeonato Brasileiro, e os concursos internacionais (CDI) contam com a realização de inspeção veterinária antes do início das provas. O objetivo é verificar se o animal está apto ou não para participar do concurso. E, você, sabe como proceder? Adestramento Brasil compilou as regras do regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

WhatsApp

Quem faz
A inspeção deve ser efetuada pela comissão veterinária ou o veterinário oficial, junto com o presidente do júri ou um membro do júri. Somente estes oficiais reunidos têm o poder de eliminar um cavalo considerado não apto para o evento. Os cavalos considerados não aptos podem ser inspecionados novamente pelo mesmo grupo de oficiais, e somente na presença dos interessados diretamente, antes de serem autorizados a competir.

Capacete
Para cavaleiros das séries minimirins, mirins, pônei, iniciante, amadores, juniores, jovens cavaleiro e cavalos novos é obrigatório o uso do capacete durante a inspeção veterinária. Para os demais, a recomendação é que a pessoa que apresente o cavalo também porte um capacete.

Apresentação cavalos
Os cavalos devem ser apresentados apenas com o bridão ou freio e bridão. Qualquer outra peça de arreamento ou equipamento, tais como mantas, bandagens etc., devem ser removidas. A menos que seja dada uma permissão específica pela comissão veterinária, delegado e/ou presidente do júri de campo nenhum chicote pode ser portado ou usado. Dica: caso seja necessário, leve o chicote e pergunte à equipe da inspeção veterinária se pode usar ou não.

Nenhum cavalo pode ser apresentado com sua identidade camuflada de qualquer forma, como, por exemplo, com aplicação de tinta ou tintura ou de qualquer outra substância.

inspecao_veterinaria-diretrizes2

Quem conduz os cavalos
As pessoas responsáveis (concorrentes) devem estar presentes com seus cavalos individuais, além de seus tratadores. Sempre que possível e, preferencialmente, os animais devem ser apresentados pelos concorrentes. Os chefes de equipe devem estar presentes com seus cavalos de equipe bem como seus tratadores e/ou seus concorrentes.

Condução do cavalo
O passaporte deve ser entregue na hora da apresentação. O cavalo deve ser apresentado na frente da comissão veterinária, delegado técnico e presidente do júri de campo. O cavalo deve ser conduzido ao passo e ao trote, com uma rédea longa.

Exame
A comissão veterinária/delegado deve verificar a identidade do cavalo e anotar qualquer sintoma óbvio de ferimento ou doença.  A comissão veterinária/delegado e/ou o(a) presidente do júri de campo devem anotar quaisquer sinais de manqueira. Se necessário, a apresentação ao passo e ao trote pode ser repetida.

Antes de o cavalo deixar o local de inspeção, um membro do júri de campo deve anunciar a decisão do grupo de inspeção: apto, não apto ou reinspeção.

Num caso duvidoso, a comissão inspecionadora pode determinar que o cavalo seja colocado em uma área de espera oficialmente supervisada para uma nova inspeção, imediatamente depois do último cavalo ter sido inspecionado.

O veterinário examinador, que deve ter experiência ortopédica específica, examinará, em conferência com o veterinário da equipe ou com o veterinário particular dos concorrentes avulsos, o cavalo enquanto o mesmo se encontra no cercado de espera. Informará o que encontrar à comissão examinadora que, então, reinspecionará o cavalo e dará uma decisão final. No caso de igualdade de votos, o presidente do júri de campo terá o voto decisivo e a decisão será anunciada imediatamente.

Anúncios

2 respostas para ‘Saiba como funciona a inspeção veterinária’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.