Processo seletivo para CDI em Buenos Aires é mesmo de Odesur

Com a mudança no processo seletivo para os Jogos Pan-Americanos,  a atenção de cavaleiros e amazonas voltou-se para a seleção dos conjuntos que representarão o Brasil no campeonato internacional de novembro em Buenos Aires. O CDI na Argentina definirá os países sul-americanos que ocupação as três vagas nas disputas por times em Lima 2019.

De acordo com os critérios divulgados pela Federação Equestre Internacional (FEI), no Pan-Americano 2019, a América do Sul terá três vagas por equipes (países) e mais três para atletas individuais, desde que representando nações que estejam competindo com times. As vagas para os comitês olímpicos nacionais (NOC, na sigla em inglês) serão decididas em uma competição internacional na Argentina, a ser realizada de 21 a 25 de novembro de 2018. O Peru, por ser o país anfitrião dos jogos, já está classificado.

Questionada pelo Adestramento Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo informou que o processo seletivo para integrar a equipe brasileira em Buenos Aires segue o mesmo adotado em relação ao Odesur. Serão observadas as apresentações em provas internacionais (CDI3* ou de maior nível) realizadas tanto no Brasil quanto no exterior.

No caso de competições fora do País, os atletas deverão comunicar à CBH em quais provas pretendem ser observados com antecedência mínima de dez dias. Além disto, deverão enviar à Confederação, em até sete dias após a disputa, o resultado final oficial da prova e as súmulas com notas e comentários de todos os juízes. A CBH recomenda ainda o envio do vídeo da prova.

calhau_interno

As provas a serem observadas pela CBH serão as de small tour, compreendendo as reprises prêmio São Jorge e intermediária I, que serão as provas disputadas por equipe. Entretanto, os pretendentes a ocupar um lugar na equipe devem se apresentar também nas provas de freestyle.

Todos os cavaleiros na disputa devem atingir o índice mínimo exigido pela FEI, assim como cumprir todas as regras exigidas pela entidade para participação do evento, tais como certificado de capacidade, idade mínima do cavalo e cavaleiro, propriedade do animal, condições sanitárias, entre outras. A FEI não definiu, até agora, índice mínimo para Odesur. Adestramento Brasil enviou à FEI questionamentos acerca de detalhes da prova de Buenos Aires e também sobre as reprises que farão parte do Pan, no entanto, ainda não obteve retorno.

>> Leia aqui o documento da CBH acerca do processo observatório para Odesur 

>>Leia aqui um resumo da agenda do ciclo olímpico, incluindo os períodos de observação de conjuntos

O processo seletivo dos conjuntos para o Pan-Americano não está definido, uma vez que o país ainda precisa conquistar o direito de ir para Lima. “Se nos habilitarmos para Lima, haverá novo processo seletivo para formação de equipe”, explicou Sandra A. Smith de Oliveira Martins, diretora de adestramento da CBH.

WhatsApp A ida de uma equipe brasileira aos Jogos Sul-Americanos (Odesur) é incerta. Em janeiro, a CBH informou que os Jogos Sul-Americanos não seriam classificatórios para os Jogos Pan-Americanos 2019 nas modalidades de salto e adestramento. Em nota, o presidente da entidade, Ronaldo Bittencourt Filho, afirmou que, caso as pendências nas instalações e na logística de transporte sejam resolvidas, o Brasil tentará enviar uma equipe para Cochabamba.

Os XVIII Jogos Pan-Americanos serão realizados na cidade de Lima, capital do Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2019.

Crédito foto: CC0 Public Domain/George Hodan 

Uma resposta para “Processo seletivo para CDI em Buenos Aires é mesmo de Odesur”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s