João Paulo dos Santos vence São Jorge e chama atenção de juiz

Disputando o primeiro CDI 3* desde o ano passado, quando a Confederação Brasileira de Hipismo começou a observar conjuntos para integrar o time Brasil para os Jogos Mundiais e Pan-Americanos, João Paulo dos Santos e Carthago Comando SN venceram a  São Jorge com nota final de 70,412%. A dupla chamou a atenção do juiz colombiano FEI 4* Cesar Torrente.

“No CDI, o conjunto que ganhou a São Jorge me pareceu um supercavalo com um supercavaleiro; foi muito bem montado; muito correto. Creio que seja um cavalo muito importante pensando nos Jogos Pan-Americanos”, disse Torrente, em entrevista ao Adestramento Brasil.

De fato, Torrente foi o que mais bem avaliou a prova, dando nota de 73,235% — todos os demais juízes pontuaram acima de 68%. Veja todos os resultados de small tour aqui.

Torrente afirmou ter ficado impressionado positivamente com a qualidade dos cavalos que viu. “Não apenas nas provas do CDI, como também nas nacionais, há cavalos com muito talento para o futuro e creio que trarão muita alegria ao País, porque são corretos, com ajudas corretas e muito bem montados”, disse.

>>> Confira as notas obtidas pelos conjuntos nos CDIs de 2017 e 2018

O colombiano, que pela primeira vez vem ao Brasil julgar provas, integrou o júri de campo da pista 1 do concurso de adestramento nacional (CAN), na qual competiram as séries forte 2 sênior e amador top executando a reprise prêmio São Jorge, especial sênior top apresentando a intermediária 2, forte 1 amador e profissional e média 2 amador e profissional.

SONY DSC

Em segundo lugar, Mauro Pereira da Silva Júnior e Don Enrico AMM (foto acima) tiveram nota final de 69,118%. Em meados de junho, o conjunto havia ganhado a disputa na São Jorge na categoria profissional da Taça São Paulo, com 68,137%. O cavaleiro agora foca em consolidar Don Enrico para conseguir integrar a equipe brasileira que disputará o campeonato na Argentina, em novembro, valendo vaga nos Jogos Pan-Americanos.

Sarah Waddell, que vem fazendo uma campanha com vitórias nas provas do Campeonato Paulista com Quixote Bojangles, não disputou este CDI 3*. No primeiro CDI, realizado neste ano no Brasil, em abril, no Centro Hípico de Tatuí, Waddel venceu as três provas de small tour. Mauro Pereira e Don Enrico não participaram do CDI de Tatuí.

Em seu segundo CDI, Yara do Amaral Fernandes ficou na terceira colocação com Dileto HI. A amazona melhorou a nota final na comparação com a prova PSJ de abril: de 66,152% para 67,059%.

SONY DSC

O vencedor da prova, João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN, também aprimorou as notas na comparação com o CAN que fez em abril em Tatuí, quando sua melhor pontuação foi de 69,143%.

Em recente entrevista para o Adestramento Brasil, a juíza FEI 4* Claudia Mesquita já havia ressaltado a qualidade dos conjuntos disputando as provas São Jorge. “Em Tatuí, além do CDI, teve o CAN com o mesmo programa, que teve qualidade espetacular. Não sei por que os conjuntos não entraram no CDI, mas acho que deveriam aparecer nos próximos. Têm grande potencial para o Pan-Americano, são cavalos excepcionais, muito bons”, disse à época.

Mesquita julgou em outros países as seletivas para os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que servem de classificatória para o Pan. “Fui à Guatemala, à Colômbia e aos Estados Unidos, onde tinha o pessoal da Costa Rica, da Guatemala e de diversos outros países competindo. A média deste pessoal na PSJ está oscilando entre 66% a 69%. Nos EUA, havia um rapaz da Venezuela que estava na faixa dos 69%-70%, montando um cavalo esplendido. Então, se o Brasil se preparar e tiver cavalos na faixa dos 70%, 71%, mas isto confirmado, podemos tentar brigar por uma medalha no Pan. Já brigamos pelo bronze, agora temos de pensar na prata”, destacou.

As provas do CDI 3* seguem até domingo (8/7), na Sociedade Hípica Paulista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.