Competição em Buenos Aires define vagas para Pan-Americano 2019

O período de qualificação para disputar os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 começa em 1º de abril e encerra-se em 31 de março de 2019. Na modalidade adestramento, poderão competir dez times (40 conjuntos) e oito individuais, totalizando 48 conjuntos. Os três países da América do Sul serão definidos em competição classificatória a ser realizada em Buenos Aires (Argentina) de 21 a 25 de novembro de 2018.

De acordo com as normas publicadas pela Federação Equestre Internacional (FEI), cada time poderá ter três ou quatro conjuntos. O Peru, por ser o país anfitrião dos jogos, já está classificado. Caso não tenha time, o Peru poderá entrar com um ou dois competidores individuais. A cota remanescente será revertida para o atleta mais bem colocado no ranking mundial de adestramento da FEI.

calhau_interno

A escolha dos demais times representando as nações se dará assim:

  • 4 melhores times da América Central e do Caribe definidos no CAC Games Baranquilla, de 20 a 31 de julho de 2018. Se as vagas não forem preenchidas, entram os mais bem classificados no ranking da FEI para América Central e Caribe.
  • 3 melhores times da América do Sul, definidos em competição classificatória a ser realizada em Buenos Aires (Argentina) de 21 a 25 de novembro de 2018. Um mínimo de três comitês olímpicos nacionais (NOC, na sigla em inglês) devem disputar as provas para que os resultados sejam válidos. Se menos de três países entrarem na disputa, o critério para a escolha dos NOCs será o ranking mundial da FEI, usando como referencia a somatória de pontos dos dois melhores atletas da região.
  • 2 melhores times da América do Norte, sendo o critério as duas nações mais bem colocadas no ranking mundial de adestramento da FEI pela somatória de pontos de dois melhores atletas.

Para a seleção individual, serão classificados oito atletas no total, sendo que podem, no máximo, dois conjuntos de cada nação:

  • Da América Central e Caribe: 4 atletas mais bem colocados individualmente (e não com times) no CAC Games Baranquilla, de 20 a 31 de julho de 2018.
  • Da América do Sul: os 3 melhores atletas individuais no ranking mundial de adestramento da FEI
  • Da América do Norte: 1 atleta que não seja de time já classificado (lembrando que a América do Norte tem três países, então, todos terão representantes). A definição será pelo FEI World Dressage Rankings.

WhatsApp Os Jogos Pan-Americanos são um dos critérios que definem os times que poderão disputar os Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio. A classificação inclui as seis nações mais bem-colocadas nos Jogos Equestres Mundiais (WEG — Tryon 2018) e duas no Pan-Americano (Lima 2019). Nos Jogos de Tóquio, 57 conjuntos e 15 times poderão competir no adestramento, sendo que três atletas japoneses e a equipe do país que sedia a Olimpíada já estão qualificados. Leia matéria completa sobre a seleção para Tóquio 2020.

No último Pan-Americano, em Toronto (Canadá) em 2015, o Brasil foi bronze por equipes. João Victor Oliva (Xamã dos Pinhais), João Paulo dos Santos (Veleiro do Top), Sarah Waddell (Donelly 3) e Leandro da Silva (Di Caprio) levaram a medalha para casa.  Os Estados Unidos foram ouro por equipe e o Canadá, prata.

No Pan de 2011, em Guadalajara, o Brasil conquistou a quinta colocação por equipes. O adestramento brasileiro tem quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, todas de bronze, sendo três por equipe: no México 1975, em Caracas 1983 e no Rio 2007, e uma individual: em Caracas 83, com Orlando Facada.

Confira hotsite da FEI sobre Lima 2019.

 

2 respostas para ‘Competição em Buenos Aires define vagas para Pan-Americano 2019’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s