FEI divulga regras de qualificação para Lima 2019

A Federação Equestre Internacional (FEI) divulgou regras atualizadas sobre o processo de qualificação de conjuntos para os  Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, incluindo as notas mínimas que cada conjunto deve alcançar a fim de disputar a competição regional.

Para poder competir no Pan-Americano, os conjuntos de small tour precisam ter atingido, a partir de 1º de janeiro de 2018, duas notas finais (panel score) de, no mínimo, 62% em, pelo menos, duas competições diferentes, que podem ser CDIs ou jogos regionais, como os Jogos da América Central e Caribe (CAC Games) e o Odesur, cuja competição de adestramento mudou para CDI 1* de novembro em Buenos Aires.

Já os conjuntos de big tour precisam ter atingido, a partir de 1º de janeiro de 2018, nota mínima (panel score) de 58% em prova de grande prêmio em CDI2* ou mais forte. Em ambos os casos, a FEI exige que o quadro de júri dos CDIs tenha dois juízes internacionais de nacionalidades diferentes do atleta.

>>> Confira todas as notas obtidas pelos conjuntos brasileiros nos CDIs de 2017 e 2018

Na modalidade adestramento, poderão competir dez times (40 conjuntos) e oito individuais, totalizando 48 conjuntos. Os três países da América do Sul serão definidos em competição classificatória a ser realizada em Buenos Aires (Argentina) de 21 a 25 de novembro de 2018.

Os times para Jogos Pan-Americanos são mistos, com conjuntos de small e big tour. Para Lima 2019, a FEI aponta que cada país pode levar equipe de quatro pessoas obedecendo as seguintes combinações:

  • 4 conjuntos de small tour (neste caso, o País não está apto a brigar por vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020)
  • 2 conjuntos de small tour e 2 de big tour
  • 3 conjuntos de small tour e 1 de big tour

No caso de a equipe ser composta por três conjuntos, a combinação pode ser:

  • 3 conjuntos de small tour
  • 2 conjuntos de small tour e 1 de big tour
  • 1 conjunto de small tour e 2 de big tour

Lima_2019-timetable

Processo de qualificação
Cada time poderá ter três ou quatro conjuntos. Até o momento, cinco nações garantiram vagas para Lima 2019. O Peru, por ser anfitrião, e México, República Dominicana, Guatemala e Colômbia conquistaram vaga nos Jogos da América Central e Caribe (CAC Games), realizado em Barranquilla de 20 a 31 de julho. Caso não tenha time, o Peru poderá entrar com um ou dois competidores individuais. A cota remanescente será revertida para o atleta mais bem colocado no ranking mundial de adestramento da FEI.

O CDI de Buenos Aires define três vagas e entram também duas nações pela América do Norte — que serão Estados Unidos e Canadá, uma vez que México já está garantido. Na última semana, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgou uma lista contendo oito conjuntos previamente selecionados para formar a equipe que representará o Brasil no CDI* Buenos Aires. A chamada long list é uma seleção prévia. A definição dos conjuntos titulares caberá exclusivamente à comissão técnica da CBH, segundo informado pela entidade.

WhatsApp
Os Jogos Pan-Americanos valem duas vagas para nações nos Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio. Seis países garantiram a classificação nos Jogos Equestres Mundiais (WEG — Tryon 2018)  Nos Jogos de Tóquio, 57 conjuntos e 15 times poderão competir no adestramento, sendo que três atletas japoneses e a equipe do país que sedia a Olimpíada já estão qualificados. Leia matéria completa sobre a seleção para Tóquio 2020.

No último Pan-Americano, em Toronto (Canadá) em 2015, o Brasil foi bronze por equipes. João Victor Oliva (Xamã dos Pinhais), João Paulo dos Santos (Veleiro do Top), Sarah Waddell (Donelly 3) e Leandro da Silva (Di Caprio) levaram a medalha para casa.  Os Estados Unidos foram ouro por equipe e o Canadá, prata.

No Pan de 2011, em Guadalajara, o Brasil conquistou a quinta colocação por equipes. O adestramento brasileiro tem cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, todas de bronze, sendo quatro por equipe: no México 1975, em Caracas 1983, no Rio 2007 e em Toronto 2015; além de uma individual: em Caracas 83, com Orlando Facada.

>>> Confira hotsite da FEI sobre Lima 2019

Anúncios

7 respostas para ‘FEI divulga regras de qualificação para Lima 2019’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.