TRYON, EUA — Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Holanda e Espanha carimbaram seus passaportes para os Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio. Essas foram as seis nações mais bem-classificadas nos Jogos Equestres Mundiais (WEG, na sigla em inglês) e que, portanto, garantiram a vaga dos países.
De todo processe de classificação para Tóquio, WEG foi a oportunidade para preencher seis vagas por times. Nos Jogos de Tóquio, 57 conjuntos e 15 times poderão competir no adestramento, sendo que três atletas japoneses e a equipe do país que sedia a Olimpíada já estão qualificados pela cota da cidade-sede. Para a disputa das outras 14 vagas por equipe há uma série de competições classificatórias.
As nações que não conseguirem a vaga em WEG—Tryon terão outras chances. Para os países da América, a esperança residirá nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que designarão duas vagas por equipe (máximo de seis atletas) para Tóquio 2020.
Em adestramento, todos os atletas participando de Tóquio 2020 precisam ter acima de 16 anos (nascidos antes de 31 de dezembro de 2004) e os cavalos precisam ter, pelo menos, oito anos (nascidos antes de 31 de dezembro de 2012). Além do critério de idade, para ficar elegível aos Jogos Olímpicos, os conjuntos precisam atingir uma combinação de requerimentos mínimos em competições selecionadas e que ocorrerão de 1º de janeiro de 2019 a 18 de maio de 2020.
Os conjuntos (atleta e animal) precisam obter índice mínimo de 66% atribuído por um juiz internacional 5* e também como nota total final (média) na prova de grande prêmio (GP) em duas competições diferentes de nível CDI3*, CDI4*, CDI5*, CDI-W ou CDIO. Os juízes 5* também precisam ser de nacionalidade diferente do atleta. A lista das competições nas quais os conjuntos podem se qualificar será publicada no site da FEI.
- Confira o hotsite da FEI com as informações sobre Tóquio 2020.
- Leia aqui o sistema de qualificação para Tóquio 2020.
6 respostas para ‘Alemanha e mais cinco países garantem vaga para Tóquio 2020’