Internado desde que teve um derrame, em 5 de maio, ocasionado por uma malformação arteriovenosa (MAV), o espanhol Juan Matute Guimon, de 22 anos, está se recuperando. O atleta passou por duas cirurgias e ficou em coma induzido por cerca de duas semanas para conter a pressão intracraniana. Desde 20 de maio, os médicos passaram a reduzir a sedação para que ele acordasse.
Se você acompanha a nossa cobertura, sabe que informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Clique e seja um apoiador. Você que escolhe o valor!
Em sua conta no Instagram, a irmã do cavaleiro, Paula, publica constantemente atualizações sobre o estado de saúde de Juan. Há três dias, ela informou que ele estava se recuperando de forma fenomenal e que era muito emocionante ver como cada dia os médicos tirando os tubos e aparelhos, deixando apenas os tubos de alimentação e ventilação.
No último domingo, 31/05, Paula, publicou um relato ainda mais animador. “Hoje, ao entrar no quarto, Juan não estava em sua cama; estava sentado em uma cadeira esperando meus pais com um sorriso. Ainda que ele não possa falar, por causa do ventilador, Juan estava entendendo perfeitamente o que meus pais falavam e usava a cabeça para responder. Sua memória também está bem! Ele se lembra da situação atual da Covid e do momento do incidente, do qual já sabe”, escreveu.
“Hoje foi um grande passo, estamos muito agradecidos das orações de todos, que estão dando fruto”, agradeceu.
O cavaleiro integrou a equipe espanhola nos Jogos Equestres Mundiais, em Tryon 2018, quando o time garantiu a vaga daquele país para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Juan Matute Guimon vem se destacando e, até o momento do incidente, era o número 64 do mundo no Ranking de Adestramento da FEI. Com Quantico, ele quebrou seu recorde em GP estilo livre durante a etapa de Mechelen da Copa do Mundo de Adestramento, marcando 80,510% (vídeo abaixo).
Atletas com derrame
Juan Matute Guimon não foi o único atletas de adestramento internado com sangramento no cérebro nas últimas semanas. O dinamarquês Thomas Dolleris Larsen sofreu um sangramento cerebral em 17 de maio de 2020.
Joelle Beier-Kinnen, que disputou representando Luxemburgo nos Jogos Equestres Mundiais de 2006 em Petit Prince, foi hospitalizada e operada devido a um aneurisma em meados de maio.
Foto: reprodução Instagram